Uema leva ciência e biodiversidade do Maranhão à 77ª Reunião Anual da SBPC no Recife
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 18 de julho de 2025
A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) marcou presença na 77ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), iniciada no domingo, 13 de julho, no Teatro do Parque, no Recife (PE). O evento segue até o sábado, 19 de julho, no campus Dois Irmãos da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), com mais de 200 atividades gratuitas e abertas ao público, promovendo a divulgação científica em diferentes áreas do conhecimento.
A participação da Uema se destacou pelas ações educativas e científicas promovidas por professores e estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação, com foco na biodiversidade, educação ambiental e preservação da fauna do Maranhão. A universidade levou ao evento materiais produzidos pela Coleção Zoológica do Maranhão (CZMA) e pelo Laboratório de Estudo da Fauna de Solo, além da exposição de resultados de pesquisas desenvolvidas no âmbito do Programa Ecológico de Longa Duração (PELD).
A CZMA, sediada no Campus Caxias da Uema e considerada o maior acervo de insetos do Nordeste, apresentou uma série de materiais didáticos utilizados em atividades de extensão e educação ambiental. Entre eles, estavam:
- Gaveta didática com insetos representantes de diferentes ordens da entomofauna.
- Histórias em quadrinhos sobre borboletas, ilustrando seu ciclo de vida, importância ecológica e o trabalho dos pesquisadores.
- Trilha ecológica, um jogo de tabuleiro que aborda temas como resíduos sólidos, sustentabilidade e conservação da biodiversidade.
- Jogo da memória das borboletas do Maranhão, destacando a diversidade e nomenclatura científica e popular das espécies.
Todas as atividades visaram promover a conscientização ambiental e o conhecimento da fauna regional entre o público visitante.
Além das atividades interativas, a Uema também esteve representada em sessões de apresentação de trabalhos científicos. Vinte e seis alunos da graduação e pós-graduação, oriundos dos cursos de Ciências Biológicas e Ciências Naturais (Campus Caxias), do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade, Ambiente e Saúde (PPGBAS), do Mestrado em Agroecologia (Campus São Luís) e até do curso de Relações Internacionais, participaram com apresentações em formato de banner.
Outra atividade realizada, foi referente ao Programa Ecológico de Longa Duração – PELD, único sítio do programa no estado do Maranhão. A Uema expôs dados e materiais coletados no projeto, como plantas, minhocas e insetos, além de apresentar vídeos e material gráfico voltado à divulgação científica. A etapa inicial do PELD foi coordenada pelo professor Francisco Limeira de Oliveira, também do Campus Caxias e atualmente é coordenado pelo professor Guillaume Xavier Rousseau.
A participação da Uema na SBPC contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), que viabilizou recursos como a impressão de materiais didáticos e o uso de equipamentos audiovisuais, fundamentais para a exibição dos conteúdos da universidade no evento.
Representaram oficialmente a Uema na SBPC as professoras Joseleide Teixeira Câmara e Luísa Dayana Araújo da Silva Formiga, ambas do Campus Caxias, acompanhadas dos estudantes envolvidos nas atividades científicas e pedagógicas.
A participação da Uema na 77ª SBPC reforça o papel da universidade como promotora da ciência e da educação ambiental, destacando a riqueza da biodiversidade maranhense e o impacto das ações de pesquisa e extensão desenvolvidas por seus docentes e discentes.
Por: Karla Álmeida