Ação de limpeza da Uema remove 200kg de resíduos dos manguezais de Paço do Lumiar


Por em 4 de agosto de 2025



No último sábado (2), Universidade Estadual do Maranhão (Uema) por meio do Laboratório de Biologia Vegetal e Marinha (LBVM), vinculado ao Departamento de Biologia (DBio) do Curso de Ciências Biológicas, promoveu uma ação de limpeza e educação ambiental nos manguezais de Paço do Lumiar, em parceria com a ONG Arte Mojó.

A iniciativa teve como objetivo chamar a atenção da sociedade para a importância da preservação dos manguezais, ecossistemas costeiros essenciais que funcionam como berçários naturais da vida marinha, barreiras contra a erosão e aliados no combate às mudanças climáticas.

Durante a ação, estudantes, pesquisadores, professores, representantes de órgãos públicos, ONGs e membros da comunidade marisqueira local, colaboraram na remoção de resíduos sólidos, reflorestamento de áreas degradadas e atividades educativas voltadas à conscientização sobre os impactos da poluição, do desmatamento e da expansão urbana desordenada sobre esses ambientes.

A coordenadora do LBVM, Profª Andrea Azevedo, destacou a importância da ação e da preservação dos manguezais. “A atividade resultou na retirada de 200kg de resíduos sólidos do ecossistema manguezal, reafirmando o nosso comprometimento com a preservação de um dos ambientes mais importantes e sensíveis do litoral maranhense. Os manguezais exercem um papel fundamental na proteção da biodiversidade costeira, atuando como berçários naturais para diversas espécies, além de contribuírem para o equilíbrio climático e a sustentabilidade das populações tradicionais”, disse.

Por: Karolynne Sodré



Últimas Postagens