Encontro Pedagógico 2025.2 fortalece integração acadêmica no Campus Caxias da Uema
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 25 de agosto de 2025
Nos dias 21 e 22 de agosto, a Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Campus Caxias, realizou o Encontro Pedagógico 2025.2, no Auditório Leôncio Magno. O evento teve como objetivo promover o fortalecimento da identidade institucional e a cooperação entre docentes, discentes e técnicos, com foco na interdisciplinaridade, curricularização da extensão, articulação entre teoria e prática e inovação pedagógica.
A programação foi aberta com a dinâmica “Integrando corpo e mente”, conduzida pelo Prof. Dr. Sérgio Ferreira de Lima Júnior, do Curso de Medicina, que trabalhou exercícios físicos voltados à coordenação motora e ao bem-estar.
Em seguida, a diretora do Campus, Profa. Dra. Valéria Cristina Soares Pinheiro, destacou a importância do encontro: “Este encontro é necessário. Nem sempre nos encontramos por causa dos dias e horários diferentes. A Uema cresce a cada ano, com a entrada de novos professores concursados, seletivados e contratados. Por isso precisamos desses momentos de integração e alinhamento, para fortalecer o compromisso institucional”, afirmou.
A diretora também apresentou os professores presentes e exibiu, em telão, o histórico do Campus Caxias, metas alcançadas e ações em andamento.
A primeira palestra foi ministrada pela Profa. Dra. Jéssica Rodrigues Santos (Uema), com o tema “Integração Acadêmica e Interdisciplinaridade: Caminhos para fortalecer a formação superior nos cursos da Uema – Campus Caxias”. A docente destacou os desafios da interdisciplinaridade, como a especificidade das disciplinas, e apresentou possibilidades de superação, entre elas:
- organização conjunta de acervos de bibliotecas;
- aulas integradoras e diversificação de conteúdos;
- projetos em parceria entre docentes;
- desenvolvimento de pesquisas em rede e cursos de extensão interdisciplinares;
- reelaboração dos PPPs (Planos Político-Pedagógicos) com foco integrador.
No período da tarde, foram organizados Grupos de Trabalho (GTs), coordenados pela Profa. Dra. Socorro Andrade, reunindo professores e técnicos para elaboração de propostas.
No dia 22, a programação contou com a Roda de Diálogo “Curricularização da Extensão na Formação de Professores: a experiência do PARFOR no âmbito da UFPI”, com a participação das professoras Dra. Maria da Glória Duarte Ferro e Dra. Maraísa Lopes, ambas da Universidade Federal do Piauí (UFPI), sob mediação da Profa. Dra. Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento (Uema).
A Profa. Franc-Lane ressaltou a importância da curricularização da extensão: “Essa inclusão exige uma vivência das três dimensões da universidade, ensino, pesquisa e extensão. Como o currículo é um campo de disputa, precisamos manter a agenda de discussão para que a extensão seja de fato vivenciada.”
A professora Maria da Glória apresentou a experiência do PARFOR, destacando seu alcance social:
- implantado na UFPI em 2010;
- em 2023 lançou edição especial voltada à equidade para grupos marginalizados;
- já ofertou 19 cursos em 19 municípios;
- implantou 154 turmas, com mais de 5.600 alunos matriculados;
- formou 2.556 professores e mantém 40 turmas em andamento.
A professora Maraísa, coordenadora do Curso de Letras/Libras da UFPI, compartilhou experiências do trabalho interdisciplinar desenvolvido a partir das Atividades Curriculares de Extensão (ACE), abordando temas como relações étnico-raciais, movimento negro surdo e inclusão de surdos indígenas na formação docente. Ela destacou exemplos práticos, como glossários de sinais sobre religiões de matriz africana, oficinas em municípios do interior e ações com professores surdos, que ampliaram a compreensão dos cursistas sobre acessibilidade e diversidade. “É preciso deslocar as atividades para além da universidade, levando a prática da extensão a diferentes espaços sociais”, finalizou.
O Encontro Pedagógico 2025.2 reafirmou o compromisso da Uema Campus Caxias em integrar ensino, pesquisa e extensão, além de fortalecer a interdisciplinaridade e a formação de qualidade para seus estudantes.
Informações Campus Caxias/Emanuel Pereira




