Encontro Pedagógico 2025.2 fortalece integração acadêmica no Campus Caxias da Uema


Por em 25 de agosto de 2025



                                 

Nos dias 21 e 22 de agosto, a Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Campus Caxias, realizou o Encontro Pedagógico 2025.2, no Auditório Leôncio Magno. O evento teve como objetivo promover o fortalecimento da identidade institucional e a cooperação entre docentes, discentes e técnicos, com foco na interdisciplinaridade, curricularização da extensão, articulação entre teoria e prática e inovação pedagógica.

A programação foi aberta com a dinâmica “Integrando corpo e mente”, conduzida pelo Prof. Dr. Sérgio Ferreira de Lima Júnior, do Curso de Medicina, que trabalhou exercícios físicos voltados à coordenação motora e ao bem-estar.

                         

Em seguida, a diretora do Campus, Profa. Dra. Valéria Cristina Soares Pinheiro, destacou a importância do encontro: “Este encontro é necessário. Nem sempre nos encontramos por causa dos dias e horários diferentes. A Uema cresce a cada ano, com a entrada de novos professores concursados, seletivados e contratados. Por isso precisamos desses momentos de integração e alinhamento, para fortalecer o compromisso institucional”, afirmou.

A diretora também apresentou os professores presentes e exibiu, em telão, o histórico do Campus Caxias, metas alcançadas e ações em andamento.

A primeira palestra foi ministrada pela Profa. Dra. Jéssica Rodrigues Santos (Uema), com o tema “Integração Acadêmica e Interdisciplinaridade: Caminhos para fortalecer a formação superior nos cursos da Uema – Campus Caxias”. A docente destacou os desafios da interdisciplinaridade, como a especificidade das disciplinas, e apresentou possibilidades de superação, entre elas:

                     

No período da tarde, foram organizados Grupos de Trabalho (GTs), coordenados pela Profa. Dra. Socorro Andrade, reunindo professores e técnicos para elaboração de propostas.

No dia 22, a programação contou com a Roda de Diálogo “Curricularização da Extensão na Formação de Professores: a experiência do PARFOR no âmbito da UFPI”, com a participação das professoras Dra. Maria da Glória Duarte Ferro e Dra. Maraísa Lopes, ambas da Universidade Federal do Piauí (UFPI), sob mediação da Profa. Dra. Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento (Uema).

                           

A Profa. Franc-Lane ressaltou a importância da curricularização da extensão: “Essa inclusão exige uma vivência das três dimensões da universidade, ensino, pesquisa e extensão. Como o currículo é um campo de disputa, precisamos manter a agenda de discussão para que a extensão seja de fato vivenciada.”

A professora Maria da Glória apresentou a experiência do PARFOR, destacando seu alcance social:

A professora Maraísa, coordenadora do Curso de Letras/Libras da UFPI, compartilhou experiências do trabalho interdisciplinar desenvolvido a partir das Atividades Curriculares de Extensão (ACE), abordando temas como relações étnico-raciais, movimento negro surdo e inclusão de surdos indígenas na formação docente. Ela destacou exemplos práticos, como glossários de sinais sobre religiões de matriz africana, oficinas em municípios do interior e ações com professores surdos, que ampliaram a compreensão dos cursistas sobre acessibilidade e diversidade. “É preciso deslocar as atividades para além da universidade, levando a prática da extensão a diferentes espaços sociais”, finalizou.

                           

O Encontro Pedagógico 2025.2 reafirmou o compromisso da Uema Campus Caxias em integrar ensino, pesquisa e extensão, além de fortalecer a interdisciplinaridade e a formação de qualidade para seus estudantes. 

Informações Campus Caxias/Emanuel Pereira



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