Uema em parceria com Prefeitura Municipal de Caxias lança Projeto PET Informação e Saúde Digital
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 27 de agosto de 2025
Na última segunda-feira (25), a Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Campus Caxias, foi palco do lançamento do projeto PET Informação e Saúde Digital, vinculado ao Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), do Ministério da Saúde. A iniciativa conta com o apoio da Secretaria de Informação e Saúde Digital (SEIDIGI) e da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), em parceria com o Sistema Único de Saúde (SUS) e a Prefeitura Municipal de Caxias.
O evento, intitulado “Transformação Digital no SUS: Educação, Inovação e Interoperabilidade para a Promoção da Saúde Integral”, reuniu professores, estudantes, monitores, preceptores, tutores, coordenadores e autoridades locais.
O projeto PET-Saúde tem como objetivos capacitar profissionais e estudantes em saúde digital, com foco no uso de prontuários eletrônicos, telediagnósticos e telemedicina; desenvolver soluções inovadoras, como um sistema móvel de monitoramento epidemiológico; e fortalecer a participação comunitária, por meio do letramento digital e de ferramentas colaborativas.
Também prevê a criação de um núcleo de informação em saúde digital, a produção de artigos científicos sobre interoperabilidade e inovação, e a formação de pelo menos 80 profissionais em dois anos, promovendo o uso de tecnologias no SUS Digital.
A coordenadora do projeto no Campus Caxias, Profª Ana Carla Marques da Costa, destacou a relevância da iniciativa. “É fundamental que os trabalhadores e futuros profissionais do SUS não encontrem barreiras ao utilizar os sistemas de informação em saúde. Este projeto foi concebido justamente para proporcionar essa vivência prática, envolvendo estudantes e profissionais de Enfermagem, Medicina e Engenharia da Computação, com o apoio de coordenadores e tutores que auxiliarão na superação dos desafios. Uma das principais premissas da iniciativa é o fortalecimento das competências digitais, essenciais para a transformação do SUS”, explicou.
O projeto contempla mais de 90 bolsas destinadas a estudantes e profissionais de diferentes áreas: Enfermagem, Medicina, Engenharia e orientadores de serviço.
Durante a solenidade foi exibido um vídeo em que acadêmicos de Medicina e Enfermagem relataram suas experiências práticas nos serviços de saúde no projeto PET Equidade que está em vigor.
A Profª Joseneide Teixeira Câmara destacou a importância do engajamento no projeto. “Este é um projeto que requer o comprometimento de todos os participantes. Contamos com colaboradores atuando em Caxias e em São Luís e, com base na experiência acumulada pelo PET-Saúde, estaremos cada vez mais próximos, fortalecendo a integração entre os diferentes atores e consolidando a saúde digital como eixo estratégico para o SUS”, acredita.
A iniciativa fortalece a política de valorização da educação pelo trabalho, consolida a parceria entre a Uema e a Prefeitura de Caxias e reafirma o compromisso institucional com a formação profissional, o desenvolvimento de competências digitais e a promoção de soluções inovadoras voltadas ao fortalecimento do SUS, em benefício da população.
Por: Ascom/Uema, com informações do Campus Caxias
Fotos: Emanuel Pereira