Uema inicia articulação para parceria em projetos de condomínios marinhos e economia do mar no Maranhão
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 1 de agosto de 2025
Na tarde de ontem (31), o reitor da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), professor Walter Canales, recebeu em reunião na Reitoria, no Campus Paulo VI, representantes da área acadêmica e da iniciativa privada para tratar da criação de um protocolo de intenções entre a Universidade e uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) voltada à implementação de condomínios marinhos no estado.
O encontro reuniu o professor Luciano Muniz, do Departamento de Economia Rural do Centro de Ciências Agrárias (CCA/Uema), o advogado Michel Lacerda, representante da SPE, e o engenheiro agrônomo Jorge Manuel Rodrigues Cunha. A proposta visa estabelecer uma base institucional e técnica para o desenvolvimento de projetos inovadores relacionados à economia marítima.
“Nós fizemos o primeiro contato para buscar um termo de intenção entre a Uema e uma SPE para condomínios marinhos. Já iniciamos os encaminhamentos, mas, antes da assinatura, realizaremos um seminário na Universidade com os cursos envolvidos, como Engenharia de Pesca, Biologia, Engenharia de Produção e Engenharia da Computação. A ideia é viabilizar projetos de pesquisa e inovação nessa área”, explicou o professor Luciano Muniz.
A proposta da SPE consiste em criar uma estrutura jurídica com foco exclusivo em projetos voltados à ocupação e gestão sustentável de áreas marítimas, como os condomínios marinhos, espaços planejados que integram atividades econômicas, científicas e ambientais no litoral. A SPE permite a segregação de riscos, proteção patrimonial dos envolvidos e facilita a captação de recursos.
Para Michel Lacerda, representante da SPE, a parceria com a Universidade é estratégica:
“Estamos trazendo para o Maranhão um projeto de investimento voltado à economia do mar, da inovação e da economia de impacto. A Uema é uma referência em tecnologia, engenharia de pesca e produção. Unir essas forças é essencial para alavancar o desenvolvimento sustentável e econômico do Estado. Agradecemos ao reitor pela receptividade e aos professores pelo engajamento.”
Já o engenheiro Jorge Manuel Rodrigues Cunha destacou a visão de longo prazo e o apoio institucional demonstrado pelo reitor:
“A reunião foi muito interessante. Ficamos felizes com a postura do professor Walter Canales. O projeto é de médio e longo prazo, e foi importante perceber que há compreensão, por parte da Universidade, de que o desenvolvimento exige tempo. A sensibilidade do reitor nos encorajou a seguir com essa iniciativa.”
Com essa articulação, a Uema abre espaço para o diálogo entre universidade e iniciativa privada, a proposta de criação de condomínios marinhos surge como uma alternativa viável e inovadora para impulsionar a economia do mar. O seminário previsto será a próxima etapa para ampliar o debate, envolver a comunidade acadêmica e alinhar interesses em torno de projetos que aliem conhecimento científico, inovação e impacto socioeconômico.
Por: Karla Álmeida
Foto: Rafael Carvalho
