Uema inicia curso para pessoas privadas de liberdade nesta segunda-feira


Por em 15 de agosto de 2025



A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) inicia, nesta segunda-feira (18), as aulas do curso de graduação em Serviço Social do Programa de Formação Superior para Pessoas Privadas de Liberdade (ProPPL). O curso tem 60 vagas, divididas entre a Unidade Prisional de Ressocialização Feminina (UPFEM) e o prédio do Curso de História, no Centro Histórico de São Luís.

O ProPPL amplia o acesso ao ensino superior e oferece qualificação profissional para pessoas privadas de liberdade e egressas do sistema prisional. A UPFEM é referência nacional e ocupa o primeiro lugar no ranking brasileiro de unidades prisionais, com todas as internas participando de atividades de trabalho e educação.

Na primeira semana, as atividades conjuntas das duas turmas acontecem nos dias 19 e 20. No dia 19, às 19h30, a Assistente Social Irlanne Santiago Lima, Mestra em Serviço Social e Doutoranda em Serviço Social pela UFRJ, apresenta a palestra “Entre muros e pontes: a formação em Serviço Social no sistema prisional”. No dia 20, também às 19h30, o Assistente Social Fabio Pereira Campos Misael, articulador político da AMPARAR (Associação de Familiares e Amigos de Presos/as e Internos/as na Fundação casa), fala sobre “Serviço Social: que bicho é esse?”.

A programação foi pensada para garantir que todos os estudantes tenham acesso aos mesmos conteúdos, independentemente do local de aula.

A iniciativa reforça o papel da Uema em promover inclusão educacional e ampliar oportunidades para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

O formato simultâneo garante que estudantes das duas turmas participem das mesmas experiências formativas, fortalecendo a integração entre os públicos.

A iniciativa reforça o compromisso da Uema com a inclusão educacional e com a promoção de oportunidades acadêmicas.

 

_
Por: Assessoria de Comunicação – Ascom/Uema



Últimas Postagens