Uema participa do 1º Ciclo de Formação Presencial do Selo UNICEF em São Luís
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 29 de agosto de 2025
Na manhã da última terça-feira (26), a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) marcou presença no 1º Ciclo de Formação Presencial do Selo UNICEF, edição 2025-2028. O evento, uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância, tem como objetivo central fortalecer as políticas públicas e ações voltadas para a garantia dos direitos de crianças e adolescentes nos municípios brasileiros.
A Uema foi representada pelo reitor, Prof. Dr. Walter Canales Santana, e pela Assessora Chefe dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da universidade, a professora Ariadne Enes Rocha. A participação da instituição no ciclo de formação reforça o compromisso já existente com o UNICEF e destaca o papel do ensino superior na efetivação de políticas para a infância e adolescência.
O Selo UNICEF é uma importante ferramenta de gestão por resultados. Ao longo de um ciclo de quatro anos, o UNICEF disponibiliza uma metodologia que inclui monitoramento de indicadores sociais e capacitação de gestores municipais para qualificar as políticas públicas. O objetivo final é que as prefeituras e entidades parceiras registrem avanços concretos em indicadores como acesso à educação, saúde e proteção social para meninas e meninos.
De acordo com a professora Ariadne Enes Rocha, a parceria é estratégica para a universidade. Ela destacou: “A parceria com o UNICEF só eleva a qualidade do ensino na Uema, com a possibilidade de estarmos nos aproximando das relações com os municípios para atuarmos com ensino, pesquisa e extensão na proteção das crianças e dos adolescentes”. A declaração sublinha a tríade fundamental da universidade; ensino, pesquisa e extensão, como alicerce para apoiar os municípios na jornada pelo Selo.
O reitor Walter Canales complementou, reforçando o compromisso institucional: “Este é um trabalho muito importante do UNICEF, que visa, por meio de indicadores, ao final de quatro anos, acompanhar as prefeituras e entidades para que elas tenham ganhos nos indicadores voltados para as crianças e adolescentes. A Uema já tem uma parceria com o UNICEF e, neste evento, reforça essa cooperação, pois teremos nas nossas instalações a presença do UNICEF ainda este ano”.
A expectativa é que a consolidação dessa parceria resulte em ações concretas, levando o conhecimento técnico e científico produzido na Uema para os municípios maranhenses, contribuindo diretamente para a melhoria da vida de milhares de crianças e adolescentes no estado. A visita do UNICEF às instalações da universidade, prevista para ainda este ano, deve traçar os próximos passos dessa colaboração estratégica.
_
Por: Assessoria de Comunicação – Ascom/Uema

