Uema realiza ação educativa sobre a doença de Chagas em comunidades quilombolas de Pinheiro-MA


Por em 21 de agosto de 2025



A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do curso de Medicina Veterinária do Campus Pinheiro, realizou entre os dias 11 e 15 de agosto uma ação educativa do projeto “Enfrentamento à desinformação científica sobre a Doença de Chagas e vetores: abordagem multidimensional para a capacitação de agentes e educação comunitária”, no município de Pinheiro. 

A ação, aprovada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pelo Ministério da Saúde, teve como objetivo principal capacitar os profissionais de saúde e a comunidade local sobre a prevenção, além de identificar informações falsas relacionadas à doença e seus vetores. 

Durante a semana de atividades, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Pinheiro, por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), 79 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) foram capacitados, e cerca de 100 crianças das comunidades quilombolas dos povoados Estrada Nova e Pirinã participaram de atividades educativas.

De acordo com a coordenadora do projeto, professora Andréa Costa, a iniciativa une ciência, educação e cultura, gerando impacto social ao capacitar os agentes de saúde e engajar a comunidade na prevenção da doença. Ela também destaca que os alunos do Curso de Medicina Veterinária tiveram a oportunidade de aplicar seus conhecimentos, promovendo um aprendizado significativo para todos os envolvidos.

A atividade contou com a coordenação das professoras Andréa Costa, Rita Seabra e Francisco Costa, e a participação das alunas de graduação Nataly dos Anjos e Hellen Pereira. Foram realizadas palestras, workshops e atividades lúdicas, como contação de histórias e dramatizações, com o objetivo de tornar o aprendizado acessível e interativo.

O projeto terá duração de 24 meses, com continuidade em Pinheiro, incluindo trabalho com Agentes de Endemias e a comunidade quilombola,  e será expandido para os municípios de Pedro do Rosário, São Bento e Bacurituba, replicando as ações educativas e de capacitação já realizadas. 

Por: Ascom/Uema, com informações do Campus Pinheiro



Últimas Postagens