Uema sediará o VI Colóquio Internacional Éric Weil, que celebrará 75 anos da obra “Lógica da Filosofia” em São Luís


Por em 13 de agosto de 2025



                                                                                   

Com a participação de filósofos e pensadores da França, Portugal e Brasil, o evento será realizado no período de 25 a 28 de novembro na Universidade Estadual do Maranhão.

Um dos mais influentes filósofos franceses da contemporaneidade será homenageado em São Luís, durante a realização do VI Colóquio Internacional Éric Weil, em celebração aos 75 anos da publicação de “Lógica da Filosofia”, obra seminal do filósofo franco-alemã, sediado na Universidade Estadual do Maranhão (Uema). Com o tema “Dialogicidade e Contemporaneidade”, as atividades acontecerão no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas – Campus Paulo VI.

De acordo com a programação, farão parte do colóquio alguns dos mais relevantes pensadores contemporâneos dedicados ao estudo da obra de Éric Weil. Entre os conferencistas confirmados, estão: Patrice Canivez, da Université Charles-de-Gaulle – Lille 3; Luís Bernardo, da Universidade Nova de Lisboa; Sequoya Yiaueki, do Institut Éric Weil – Université de Lille; Marcelo Perine, da PUC-SP; Marly Carvalho, da Uece; Antônio Valverde, PUC-SP; Paulo César Nodari, UCB; entre outros nomes de destaque.

De acordo com professor do curso de Filosofia da Uema e um dos organizadores do evento, o VI Colóquio Internacional Éric Weil propõe não apenas criar um espaço de diálogo e produção de conhecimento, mas, também, estabelecer instâncias de reflexões críticas sobre a atualidade do pensamento weiliano, especialmente no que tange ao enfrentamento das múltiplas formas de violência. “Publicado em 1950, “Lógica da Filosofia” destaca o diálogo como via essencial para a superação de conflitos e a formulação de um pensamento que reconhece a pluralidade sem sucumbir à fragmentação – um dos maiores desafios da contemporaneidade, aponta o Valdério.

O colóquio está sendo organizado pelo Núcleo de Estudos Avançados em Filosofia (NEAFILOS – Dialegesthai/Uema), do GT Éric Weil da ANPOF (Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia) e Institut Éric Weil, com o apoio do Departamento e Curso de Filosofia da Uema, do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (Cecen/Uema) e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Ufma (PPGFIL/Ufma).

Conflitos contemporâneos – Valdério destaca que o colóquio representa uma oportunidade estratégica para o debate de temas cruciais da atualidade. E acrescenta: “Estamos imersos em conflitos sociais, políticos e culturais desafiadores. A partir da obra de Weil, a filosofia pode contribuir para a tomada de consciência frente a problemas como a violência, o ressurgimento de forças políticas anacrônicas, a desvalorização do diálogo, entre outros. A nossa intenção é explorar as contribuições do pensamento de Weil para a construção de uma sociedade mais humana e para o fortalecimento de instituições eficazes e justas”, disse.

Programação e submissão de trabalhos

A programação do VI Colóquio Internacional Éric Weil inclui minicursos, mesas-redondas e conferências, que abordarão temas, como: Política, sociedade, tradição, violência, felicidade, ética e história. O público-alvo inclui estudantes de graduação e pós-graduação em filosofia, direito, história, ciências sociais e áreas afins das ciências humanas.

O evento é promovido por instituições acadêmicas nacionais e internacionais, e visa fomentar o avanço do pensamento filosófico, incentivando a reflexão crítica sobre os grandes dilemas contemporâneos. Pesquisadores da obra de Éric Weil poderão submeter propostas de comunicação oral na modalidade híbrida até o dia 1º de agosto de 2025. As diretrizes para formatação dos trabalhos estão disponíveis no site oficial do evento. As inscrições, tanto para ouvintes quanto para comunicadores, devem ser realizadas por meio do link: [https://www.even3.com.br/6coloquioericweil

Histórico do Colóquio

Entre 2011 e 2019, cinco edições do Colóquio Internacional Éric Weil foram realizadas no Brasil e em Portugal, consolidando-se como espaço de referência nos estudos sobre o filósofo. O primeiro colóquio ocorreu em 2011, na Universidade Federal do Ceará (UFC), com o tema “Lógica, moral e política”, e teve suas atas publicadas na Revista Argumentos.

Em 2012, a segunda edição foi realizada em Lisboa, com foco no conceito de “retomada”, resultando em publicações na revista Cultura. Em 2014, o evento retornou a Fortaleza para discutir “Violência, educação e globalização”, com os resultados reunidos em uma coletânea publicada pelas Edições Loyola. Essa edição também marcou a criação do GT “Éric Weil e a compreensão do nosso tempo” na ANPOF.

Em 2017, São Luís recebeu a quarta edição, integrada ao II Colóquio Internacional de Cultura Francesa, no contexto do Ano da França no Brasil, com o tema “Pensamento e História: Foucault, Ricoeur, Weil”. A quinta edição, em 2019, foi sediada pela PUC-SP e teve como tema “Éric Weil leitor de Hegel”, resultando na obra Eric Weil: Hegel e nós, com publicação das atas prevista para 2025 pela editora francesa Septentrion.

Por Alcindo Barros – Com informações da coordenação do evento

CONTATO – Prof. Francisco Valdério (98) 98713-8179

 



Últimas Postagens