Biofábrica de Insetos da Uema marca presença no 18º Simpósio de Controle Biológico no Rio Grande do Sul


Por em 26 de setembro de 2025



                             

A Biofábrica de Insetos da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) participou do 18° Simpósio de Controle Biológico (Siconbiol), realizado em Gramado, Rio Grande do Sul. O evento, um dos principais fóruns de discussão sobre o tema na América Latina, teve como tema “O Futuro do Controle Biológico é Feito de Ciência e Inovação”.

A universidade esteve representada pela prof.ª dr.ª Joseane R. de Souza (CCA-Uema), pela ex-orientada de mestrado e egressa da Uema, Rayane Cristine M. de Oliveira, hoje doutoranda da UNESP de Botucatu, e pelos discentes do curso de Agronomia José Allan Martins Carvalho e Wanderson Fernandes Machado.

Durante o simpósio, a equipe apresentou seis trabalhos com resultados de pesquisa, inovação e extensão na área de controle biológico aplicado a pragas agrícolas relevantes para as cadeias produtivas de arroz e soja no Maranhão. Os estudos contaram com apoio e financiamento da Uema, por meio de programas como PIBIC, PIBITI e PIBEX, além de CNPq, Fapema e da Agência de Inovação e Empreendedorismo da Uema (Marandu).

Entre os temas apresentados, destacaram-se pesquisas com parasitoides de ovos e adultos de insetos-praga do arroz, bioprospecção, purificação e criopreservação de fungos entomopatogênicos coletados em lavouras arrozeiras. Também foram expostos trabalhos sobre seletividade de fungos entomopatogênicos e parasitoides de ovos, além de educação ambiental voltada ao percevejo-marrom e ao parasitoide Telenomus podisi.

                             

A participação no Siconbiol permitiu à equipe da Biofábrica de Insetos da Uema divulgar o controle biológico como ferramenta de inovação e sustentabilidade, além de promover a troca de experiências com pesquisadores, profissionais do agronegócio, consultores e produtores rurais do Brasil e de outros países. Para a universidade, a presença no evento reforça o compromisso com a produção científica de qualidade e a aplicação de conhecimentos em benefício da agricultura maranhense.

 

_
Por: Caio Marcos



Últimas Postagens