Palestras sobre formação docente e inclusão na educação básica são mais uma ação do PIBID da Uema


Por em 19 de setembro de 2025



                                                       

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (Prog) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), realizará no dia 24, das 17h às 18h30, mais uma atividade online, com o tema “Formação docente para o contexto inclusivo na educação básica”.

A palestra será ministrada pela professora Márcia Raika e Silva Lima, visando fomentar a reflexão e o debate sobre os desafios e as práticas pedagógicas voltadas à inclusão dos alunos de licenciatura da universidade no ambiente escolar.

Prevista no âmbito das formações mensais do programa, esta e outras palestras serão realizadas por meio de lives, e representam um espaço formativo essencial para coordenadores de área, supervisores, alunos bolsistas e para toda a comunidade acadêmica dos diversos Campi da Uema.

                                                       

Essas apresentações, conforme a professora Elizângela Martins, que coordena a gestão do PIBID-Uema, têm um caráter plural, reunindo formadores, que são professores da universidade e de outras instituições de ensino superior, o que amplia a diversidade de perspectivas e abordagens. “Os temas trabalhados nas formações são diretamente relacionados aos aspectos centrais da formação docente, com o propósito de despertar nos licenciandos a identificação com a docência e o desejo de compreender e enfrentar os desafios de ser professor na atual conjuntura social e política”, ressalta Elizângela.

De acordo com a coordenadora geral do PIBID-Uema, o programa, que é direcionado aos alunos dos cursos de licenciatura da universidade, constitui-se uma importante ação propositiva voltada para a formação de professores, fortalecendo, com isso, a integração entre educação básica e educação superior.

                                                       

“Este programa tem uma importância impressionante, porque contribui para a formação de docentes em nível superior, visando a melhoria da educação básica brasileira. É sabido que as escolas da rede pública no país têm passado por vários problemas, dentre eles, aqueles relacionados à formação de professores. Isso nos motiva a trabalhar de forma incansável para melhorar esse quadro, e isso começa nos cursos de licenciatura das universidades”, declara a professora Quésia Duarte.

O PIBID é um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que tem por finalidade fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o fortalecimento da formação de docentes em nível superior e a melhoria de qualidade da educação básica pública brasileira. O ciclo atual teve início na Uema em janeiro de 2025 – por meio de uma parceria entre as duas instituições – , com previsão para ser concluído em dezembro de 2026.

A professora informa que são 24 subprojetos em andamento em diversos Campi, sendo 10 em São Luís (Cecen), 9 em Caxias, 2 em Bacabal, 1 em Lago da Pedra, 1 em Pinheiro e 1 Timon.

                                                       

“Este programa, de importância incalculável para o ensino no Maranhão, além de fortalecer e incentivar a formação de professores da educação básica em nível superior, contribui para a melhoria da qualidade da formação inicial,” aponta Quésia.

A parceria entre a Uema e a Capes para a implantação do BIBID, envolve 51 escolas da rede pública, sendo 26 estaduais e 25 municipais, impactando positivamente mais de 5 mil alunos da educação básica. A iniciativa possibilitou a oferta de 673 bolsas destinadas aos alunos de licenciatura, professores da universidade e professores das escolas do ensino fundamental ao médio, envolvidos no programa.

Por Alcindo Barros

Fotografias cedidas pelo Programa

 



Últimas Postagens