Professores do Campus Caxias lançam livros que celebram amor e história
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 3 de setembro de 2025
Na noite de segunda-feira (1º), o Auditório Leôncio Magno, no Campus Caxias da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), foi palco de um evento cultural que reuniu cerca de 200 pessoas para o lançamento de duas obras literárias produzidas por docentes da instituição. Os livros apresentados foram “A Cadência do Engano”, da professora Dra. Andressa Mayara Bezerra de Oliveira Lima, e “A Setembrada”, do professor Dr. Yuri Givago Alhadef Sampaio Mateus.
A programação contou com momentos musicais e de integração. Antes da abertura oficial, o acadêmico Antônio Júnior, do 4º período de Enfermagem, executou clássicos ao teclado. Em seguida, o pastor Raimundo Gomes Guimarães, presidente da Primeira Igreja Batista de Caxias, conduziu uma oração inicial, e a Orquestra Camerata dos Trovadores apresentou-se ao público.
Durante a solenidade, uma mensagem em vídeo do reitor da Uema, professor Walter Canales, foi exibida em telão, parabenizando os autores pelas publicações.
O primeiro a falar foi o professor Dr. Ricardo Bezerra, advogado e docente do IFMA, que ressaltou o impacto das produções acadêmicas no campo social e político: “Uma obra traz a liberdade poética e a outra, a liberdade política. Em tempos de tirania, o cientista tem a grande missão de descortinar a realidade social”, destacou.
Na sequência, os autores compartilharam com o público os processos criativos de suas obras.
O professor Yuri explicou que “A Setembrada” nasceu de sua monografia defendida em 2015 e agora chega à 2ª edição. A obra retrata o movimento popular antilusitano ocorrido em São Luís, em setembro de 1831, que reuniu pessoas pobres em luta por melhores condições sociais.
“Hoje vivemos em um país de desigualdades latentes, e é preciso ter consciência de ir à luta, buscar direitos, como a história tem mostrado”, afirmou o autor, que também agradeceu ao grupo de pesquisa Nemo, coordenado pelo pró-reitor Marcelo Cheche, pelo apoio documental.
Já a professora Andressa apresentou “A Cadência do Engano”, um livro poético que celebra sentimentos e metáforas sobre o amor.
“A ideia surgiu para eternizar os sentimentos traduzidos em palavras, costurando fragmentos da alma. O livro celebra o amor, apesar de desencontros e silêncios. O que seria de nós sem a arte, a poesia e a literatura para tornar o mundo um pouco melhor?”, refletiu a autora.
Andressa também destacou o processo solitário, mas profundo, da escrita poética, que recebeu contribuições da Academia Caxiense de Letras. Após sua fala, emocionou o público ao recitar um de seus poemas e executar uma música ao piano, acompanhada pelo acadêmico Antônio Júnior.
O evento foi finalizado com sessão de autógrafos e um coffee break no hall do auditório. A noite marcou não apenas o lançamento de duas obras de relevância acadêmica e cultural, mas também a valorização da literatura como espaço de reflexão crítica e de expressão artística no interior maranhense.
Por: Assessoria de Comunicação/Informações Emanuel Pereira Campus Caxias





