Prog realiza I Fórum dos Bacharelados da Uema
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 1 de setembro de 2025
A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (Prog), deu início na manhã desta segunda-feira (1), no auditório do CCSA – Campus Paulo VI -, no formato híbrido, o I Fórum dos Bacharelados, com o tema “A inserção curricular da extensão nos cursos de bacharelado da Uema: experiências e desafios”.
O evento, que tem continuidade amanhã (2), objetivando discutir os desafios para o atendimento da política nacional de curricularização da extensão nos cursos de bacharelado, com proposições para sua aplicação nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs), contou com a presença do reitor Walter Canales, do vice-reitor Paulo Catunda, da pró-reitora de Graduação, professora Monica Piccolo, da coordenadora do Fórum, professora Albiane Gomes, de pró-reitores, diretores de Campi, diretores de Centros, e professores.
Conforme explica o reitor Walter Canales, o fórum, que reúne vários diretores de cursos da Uema, pretende dar uma melhor difusão aos assuntos requeridos pelos seus respectivos cursos. Segundo ele, “a temática escolhida, ‘curricularização da extensão’, já é um tema difundido e estudado no meio dos diretores, mas é bom complementar esse debate, principalmente com experiências externas, inclusive estão presentes 4 representes de universidades diferentes para que possamos debater este tema, notadamente o bacharelado”, destaca o professor.
De acordo com a pró-reitora de Graduação, professora Monica Piccolo, o primeiro Fórum de Bacharelado da Uema é a continuidade do Fórum das Licenciaturas. Ela explica que a ideia é manter a discussão sobre o processo de curricularização da extensão. “Este é um momento muito importante em que estamos incorporando aos currículos da universidade as atividades extensionistas, o que exige muita discussão, reflexão e capacidade de criação por parte dos nossos gestores que conduzem os projetos pedagógicos dos cursos”, disse a professora.
Segundo a pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis, professora Ilka Serra, a temática escolhida para o fórum é muito rica e será bem discutida pelos professores da universidade, logo nesse momento em que o Brasil debate a inserção curricular de uma forma eficiente, porque não é só colocar no currículo, mas implementar de forma comprometida com a sociedade, “e a Proexae entra exatamente nessa perspectiva de promover políticas de extensão que possa fomentar recursos para a extensão e, também, fomentar as competências que cada curso tem para se desenvolver”, observa Ilka.
A professora Sandra Nogueira, da UFOP, eleita recentemente pelo MEC para a Coordenação de Extensão da SESU, declara que o reconhecimento da necessidade de uma Coordenação Geral de Extensão já coloca para a SESU, direcionada ao ensino superior, um reconhecimento dessa extensão que sempre esteve sumida frente à pesquisa e ao ensino, mas a Secretaria está mostrando que o artigo 207 da Constituição diz que a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão é algo constitucional. “A extensão é um processo formativo e vem sendo colocada como obrigatória dentro dos currículos”, diz a professora.
A programação inclui palestras, mesas redondas e um espaço de trabalho voltado ao planejamento e à elaboração de propostas construídas em conjunto com os Centros, Campi e Programas Especiais. As palestras serão ministradas por professores da Uema e personalidades de outras instituições brasileiras, como os professores Cleiton Lourenço de Oliveira, da Universidade Federal de Lavras; Sandra Maria Antunes Nogueira, da Universidade Federal de Ouro Preto/Escola de Minas; Ruth Elias de Paula Laranja, da Universidade de Brasília; e Maria Margareth Ferreira Tavares, da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas.
Por Alcindo Barros
Fotografias: Luís Paulo



