Uema e ACIG lançam projeto pioneiro de inserção indígena no mercado de trabalho em Grajaú
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 15 de setembro de 2025
A Universidade Estadual do Maranhão (Uema Campus Grajaú, em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Grajaú (ACIG), está desenvolvendo um projeto pioneiro de inserção indígena no mercado de trabalho, que visa promover inclusão, autonomia e valorização cultural.
A iniciativa busca fortalecer os saberes tradicionais ao mesmo tempo em que abre novos caminhos de formação e profissionalização para os povos indígenas da região. O projeto tem como foco não apenas a geração de oportunidades, mas também a quebra de estereótipos e o combate ao preconceito, mostrando à sociedade a riqueza cultural e intelectual dessas comunidades.
Para a diretora do Campus, Profa. Ana Rita Bezerra da Silva, a proposta nasceu de diálogos com estudantes e lideranças indígenas, que relataram experiências de exclusão em determinados espaços de trabalho. “Devemos valorizar e oportunizar mais espaços a eles. A Uema entende que a inclusão no mercado de trabalho é também um passo fundamental para a cidadania e para a transformação social.”, destacou.
O impacto do projeto é amplo, empresas se tornam mais diversas e humanas, a universidade cumpre seu papel social de transformação, e a sociedade avança rumo a um cenário de equidade e respeito à diversidade.
A Uema Campus Grajaú agradeceu à ACIG, em nome do presidente Dr. Adilton Tozzo, pela parceria e sensibilidade em abraçar a causa.
Informações Campus Grajaú


