Uema realiza cerimônia de Colação de Grau e celebra conquista de cerca de 50 formandos no Campus Coelho Neto
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 1 de setembro de 2025
Na noite de sexta-feira (29), a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) promoveu a cerimônia de colação de grau de cerca 50 formandos no Campus Coelho Neto. Colaram grau estudantes dos cursos de Ciências Biológicas (Licenciatura) e Letras (Licenciatura). O evento marcou o encerramento de uma importante etapa acadêmica e a conquista de novos profissionais para o mercado de trabalho.
O reitor da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), professor Walter Canales, ressaltou a relevância da conquista acadêmica dos formandos e o papel da instituição na formação de cidadãos e profissionais comprometidos com a sociedade. Em sua fala, destacou a grandeza da universidade e a responsabilidade que acompanha o diploma: “A Uema tem mais de 22 mil alunos matriculados em toda a sua estrutura e, só neste semestre, formamos aproximadamente mil concluintes. Então, sim, vocês fazem parte de uma grande universidade. Para chegar até aqui, palavras como resiliência, superação e capacidade de se reinventar foram essenciais. É preciso continuar estudando e se atualizando. O diploma que vocês recebem hoje representa não apenas uma vitória pessoal, mas também uma responsabilidade perante a universidade, suas famílias e a sociedade. Essa é a chave para um futuro melhor. O sucesso é um caminho que deve ser construído com dedicação, e tenho certeza de que serão exitosos. Sigam em frente e continuem levando a Uema no coração.”
O orador oficial da turma, Danilo Rodrigues da Silva, formando em Letras, emocionou o público ao traduzir em palavras o sentimento coletivo dos concluintes. Em seu discurso, destacou a trajetória de superação vivida pelos colegas e a alegria pela conquista: “É com o coração transbordando de emoção e um misto de nostalgia que hoje me dirijo a vocês, meus colegas de jornada. Olho para cada um e vejo não apenas rostos conhecedores de livros e fórmulas, mas histórias de resiliência, superação e uma garra inabalável. Hoje, o que predomina não são as lembranças das dificuldades, mas a imensa alegria da conquista. Nós nos dedicamos, persistimos e, finalmente, alcançamos o tão sonhado diploma. Queridos colegas, ao nos despedirmos hoje, carregamos no peito uma saudade imensa das nossas aulas, onde cada momento foi uma oportunidade de crescer juntos. Não subestimem o poder do conhecimento que adquiriram. Ele é a chama que iluminará o caminho para as próximas gerações. Sejam agentes de mudança, inspiradores, transformadores. Levaremos o nome da Universidade Estadual do Maranhão com orgulho e usaremos tudo o que aprendemos para fazer a diferença na vida das pessoas e na sociedade.”
A diretora do Campus Coelho Neto, professora Raimunda Nonata Reis Lobão, emocionou os presentes ao destacar o papel transformador da Universidade Estadual do Maranhão na vida dos estudantes. Em sua fala, ressaltou a importância do momento e o impacto da formação acadêmica: “Desejo a vocês uma caminhada linda, com muita sorte e com o livro aberto para escreverem sua própria história. Eu vim daí e hoje estou aqui; a história acontece, e nessas horas transbordamos de emoção. A Uema é um celeiro de competência, que forma, promove e entrega profissionais à sociedade, fomentando mudanças. Ninguém entra na universidade e sai da mesma forma, ela é a porta aberta para o futuro de cada um. Orgulhem-se de ser Uema, pois a transformação é enorme na vida de cada um. A universidade transforma vidas, me mostrou o que sou capaz de realizar no Brasil e fora dele. Agora, vocês são professores e têm uma responsabilidade muito grande. Nós mostramos resultados, e eles começam nas salas de aula da Universidade Estadual do Maranhão.”
Em nome dos paraninfos da turma, a professora Ana Rosária Soares da Silva, do curso de Letras, deixou uma mensagem de incentivo e inspiração aos formandos. Em sua fala, destacou a importância de acreditar no próprio potencial e de seguir sempre em frente: “Nós temos que seguir em frente e olhar para o futuro. Cada um de vocês vai escrever o próprio livro, e estão com o poder de construir a própria história. Voe, suba o mais alto degrau da fama, a caneta de vocês tem poder. Aproveitem, busquem cada vez mais e não parem por aqui, pois este é apenas o início.”
Durante a solenidade, a Uema concedeu o título de Mérito Acadêmico a estudantes que se destacaram pelo alto rendimento durante a graduação, reforçando o compromisso da instituição com a excelência no ensino superior:
* Ciências Biológicas: Júlia de Morais Santos
* Letras: Daniele da Silva Melo
A cerimônia destaca o compromisso da Universidade Estadual do Maranhão com a formação de profissionais capacitados e conscientes de seu papel social, fortalecendo o desenvolvimento humano e econômico do estado.

Por: Karla Álmeida
Fotos: Luis Paulo





