Uema realiza cerimônia do jaleco de calouros de Enfermagem no Campus Colinas
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 25 de setembro de 2025
A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Curso de Enfermagem do Campus Colinas, realizou a Cerimônia do Jaleco de Enfermagem e Passagem da Lâmpada da turma de ingressantes 2025.2. O evento ocorreu no auditório da Uema e marcou simbolicamente o início da jornada acadêmica dos novos alunos.
A atividade, tradicional na área da saúde, reforça a importância do compromisso ético, científico e humano que envolve a formação em Enfermagem. A cerimônia também destacou o legado histórico da profissão, representado pelo ritual da passagem da lâmpada, inspirado em Florence Nightingale, pioneira da Enfermagem moderna.
Durante o evento, os calouros receberam seus jalecos, participaram da cerimônia simbólica da lâmpada e acompanharam um desfile temático das especialidades da profissão. Os alunos do terceiro período apadrinharam os ingressantes, fortalecendo vínculos entre as turmas e incentivando o espírito de união e cooperação acadêmica.
Para a professora doutora Antonia Mauryane Lopes, coordenadora do Curso de Enfermagem, o momento foi marcante: “É quando os estudantes entendem, de forma simbólica e emocionante, que escolheram uma profissão nobre e essencial para a sociedade. Este evento não é apenas uma tradição, é um marco que desperta nos alunos a consciência de sua futura responsabilidade como enfermeiros. Agradeço a todos que contribuíram para tornar esse dia tão especial e parabenizo os calouros de 2025.2 por iniciarem essa linda caminhada”, destacou.
Por: Ascom/Uema



