Uema recebe pesquisadora que atua na Nova Zelândia para debater sustentabilidade hídrica
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 18 de setembro de 2025
O Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua), da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), recentemente promoveu uma palestra com o tema “Gestão da Água na Nova Zelândia”. O evento, realizado no prédio do CECEN, contou com a presença da professora convidada Dr. Sandra Novais; do vice-reitor da Uema, Prof. Paulo Catunda; da coordenadora do ProfÁgua, Prof.ª Andrea Azevedo, além de mestrandos do programa e demais convidados.
A palestra foi ministrada pela professora maranhense Dr. Sandra Novais, mestre e doutora pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que reside na Nova Zelândia desde 2008. Com vasta experiência na área ambiental, a professora proporcionou um mergulho na visão neozelandesa, que trata a água limpa como uma prioridade nacional e um bem público essencial para a vida, a cultura e o desenvolvimento sustentável.
Em sua apresentação, a Dr. Sandra Novais detalhou o marco legal do país, a Resource Management Act (RMA), uma legislação pioneira que organiza o uso dos recursos naturais com foco central na sustentabilidade e na participação ativa das comunidades indígenas Māori no processo decisório. “A Nova Zelândia coloca a água no centro de sua política de gestão ambiental. A RMA, embora esteja em processo de reforma para enfrentar novos desafios climáticos e sociais, é um exemplo de como a lei pode ser usada para integrar proteção ambiental, desenvolvimento econômico e valores culturais”, explicou a palestrante.
Além de apresentar o modelo neozelandês, o evento serviu como um fórum para discutir os desafios globais comuns na gestão de recursos hídricos, como a necessidade de equilibrar a preservação ambiental com a demanda por produção agrícola, geração de energia e abastecimento público.
A atividade reforça o compromisso da Uema em oferecer uma formação de excelência, conectada com as mais modernas discussões e experiências internacionais.
_
Por: Assessoria de Comunicação – Ascom/Uema

