Pesquisa desenvolvida por professor da Uema explora reconhecimento de emoções com uso de tecnologias vestíveis


Por em 9 de outubro de 2025



Prof. Francisco José da Silva e Silva Prof. Cícero Costa Quarto

O professor Cícero Costa Quarto, da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), desenvolveu, em colaboração com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), uma pesquisa que investiga o uso de sensores embarcados em dispositivos computacionais móveis vestíveis para o reconhecimento de emoções humanas em tempo real. Vinculado ao Departamento de Engenharia da Computação (DECOMP/Uema), o docente também atua como professor adjunto do curso de Engenharia de Computação e do Programa de Mestrado Profissional em Engenharia de Computação e Sistemas (PECS/Uema).

O estudo foi realizado durante seu estágio de pós-doutorado no Laboratório de Sistemas Distribuídos Inteligentes (LSDi), da UFMA, sob a supervisão do professor Francisco José da Silva e Silva, professor titular do curso de Ciência da Computação da mesma instituição.

A pesquisa, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC/UFMA), tem como foco o reconhecimento de emoções humanas por meio da análise de dados coletados por sensores embarcados em dispositivos computacionais móveis vestíveis. 

Esses sensores são capazes de monitorar continuamente variáveis fisiológicas, como frequência cardíaca, frequência respiratória, temperatura corporal, inclinação do corpo, localização e movimentação do indivíduo. A partir da coleta desses dados, técnicas de inteligência artificial são aplicadas para inferir estados emocionais, permitindo a identificação de padrões que podem auxiliar na tomada de decisões por parte de profissionais da saúde e áreas afins. 

Segundo o professor e coordenador do LSDi, Francisco José da Silva, o diferencial da abordagem está na possibilidade de realizar o monitoramento em tempo real, fora do ambiente laboratorial tradicional, o que amplia o potencial de aplicação no cuidado à saúde mental e no bem-estar geral das pessoas. Ele relata que o estudo se insere em um contexto mais amplo de integração entre o mundo físico e o digital, promovido pela Internet das Coisas, e reforça a importância dos dispositivos vestíveis como ferramentas eficazes para a computação afetiva.

O professor Cícero Costa Quarto, destaca a importância e potencial da proposta: “Esta pesquisa é relevante para todos nós, para o Maranhão e para a Uema, pois resultou em uma parceria significativa que tende a se fortalecer ao longo do tempo. Ela permitirá a inclusão de alunos da graduação, do mestrado e da pós-graduação na continuidade do trabalho, que não se encerra com o fim do meu estágio pós-doutoral, pelo contrário, está apenas começando. Trata-se de um estudo com potencial de impacto, que contribui para que profissionais tomem decisões mais assertivas em relação ao cuidado com seus pacientes. Futuramente, essa abordagem também poderá ser expandida para outras áreas, como a educação. Sou grato à Uema pela oportunidade de realizar este pós-doutorado e à UFMA, por meio do LSDi, que viabilizou o desenvolvimento da pesquisa”, disse.

A pesquisa completa está disponível em: https://cicero.engcomp.uema.br

Por: Karolynne Sodré



Últimas Postagens