Professores da Uema são classificados entre os melhores cientistas do mundo pela Universidade Stanford
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 23 de outubro de 2025
Docentes da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), foram classificados na lista dos “2% Melhores Cientistas do Mundo”, desenvolvida pela Universidade Stanford e pela Elsevier para destacar os principais cientistas do mundo que causaram um impacto substancial em suas respectivas áreas por meio de sua influência em citações.
A lista avalia o impacto da pesquisa usando dados de citações de toda a carreira e de um único ano em 22 áreas científicas e 174 subáreas, com base em dados da Scopus fornecidos pela Elsevier. A métrica de seleção, o indicador composto (c-score), considera o número de citações, ajustes de coautoria e posições de autoria, com foco no impacto significativo e não apenas na produtividade.
Entre os pesquisadores reconhecidos está o professor José Vanterler da Costa Sousa, do Departamento de Matemática e Informática (DEPMAT), do Campus Paulo VI. O docente se destacou nas áreas de Matemática e Estatística, com ênfase em Matemática Geral e Aplicada.
Sua trajetória acadêmica é marcada pela dedicação à Matemática Pura e Aplicada, com pesquisas voltadas à Análise Fracionária Global e Equações com Derivadas Fracionárias, utilizando Análise Funcional Não Linear, além de Métodos Topológicos e Variacionais. Desde 2017, seus estudos têm obtido ampla repercussão na comunidade científica internacional, somando mais de 5.100 citações no Google Scholar. Um de seus trabalhos de maior impacto, “On the psi-Hilfer fractional derivative”, ultrapassa a marca de 1.000 citações.
O professor José Vanterler ressaltou a importância do reconhecimento internacional para sua área de pesquisa. “É muito gratificante ver meu trabalho sendo reconhecido globalmente, especialmente em um campo complexo como as Equações Diferenciais Fracionárias. Acredito que estou no caminho certo com minhas pesquisas, e esse reconhecimento confirma isso. Agora é continuar trabalhando para que os resultados aconteçam naturalmente”, destacou.
Outro nome que representa a Uema na lista é o do professor Ricardo Luís Lima Vitória, do Departamento de Ciências Exatas e Naturais (DECEN), do Campus Bacabal. Esta é a quarta vez consecutiva em que o pesquisador integra a lista, sendo reconhecido nas áreas de Física e Astronomia, com destaque nos subcampos de Física Nuclear, Física de Partículas e Física Geral.
O professor Ricardo comentou sobre o reconhecimento, destacando a importância da trajetória construída ao longo dos anos. “Fiquei muito feliz e surpreso, pois todo o esforço e dedicação dos últimos 16 anos à Física têm valido a pena. Essa classificação reforça que estou no caminho certo quanto à metodologia profissional que venho adotando nessas quase duas décadas de atuação científica”, afirmou o professor Ricardo.
Com formação incluindo doutorado em Física pela UFPB e dois pós-doutorados, o professor Ricardo desenvolve pesquisas sobre mecânica quântica relativística em espaços-tempos curvos e cenários de violação da simetria de Lorentz, que exploram efeitos fundamentais na física de partículas. Seus estudos resultaram em mais de 40 publicações internacionais, fruto de colaborações com pesquisadores nacionais e estrangeiros, consolidando sua contribuição científica e o reconhecimento global.
Ao figurarem na lista da Universidade Stanford, os docentes reforçam o compromisso da Uema com a produção científica de excelência e consolidam o nome da universidade entre os centros de pesquisa de destaque no cenário internacional.
Acesse a lista aqui: https://topscinet.com/university_profile/Universidade
Por: Karolynne Sodré


