Roda de Conversa discute desafios da literatura contemporânea com foco na produção local e regional no Polo Pedro do Rosário do Programa Ensinar
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 30 de outubro de 2025

Alunos de Letras do Polo Pedro do Rosário promoveram uma Roda de Conversa com o tema “Os desafios da literatura contemporânea, com foco na produção local e regional”, com o intuito de refletir sobre o cenário literário atual e o papel dos novos escritores maranhenses.
A atividade integrou a disciplina Literatura Brasileira: Tendências Contemporâneas, ministrada pelo Prof. Me. Tiago de Oliveira Ferreira, e teve o objetivo de incentivar o pensamento crítico, a valorização das produções literárias regionais e o fortalecimento das práticas de leitura e escrita no contexto acadêmico.
A construção do evento contou com forte participação discente. Os acadêmicos atuaram desde a escolha do convidado até a condução dos debates. Eles também foram responsáveis pela elaboração da apresentação, organização das perguntas e mediação das temáticas abordadas durante a Roda de Conversa, promovendo uma experiência pedagógica colaborativa e dinâmica.

Para o professor Tiago de Oliveira Ferreira, a atividade representou uma oportunidade de ampliar horizontes e aproximar os estudantes da realidade do mercado literário atual. “A proposta desta roda de conversa proporcionou aos acadêmicos uma perspectiva de projeção sobre o seu futuro no meio da leitura, escrita e produção do conhecimento. Ao discutir os desafios enfrentados pelos escritores contemporâneos, sobretudo aqueles que atuam no cenário local e regional, os alunos puderam refletir sobre possibilidades de atuação profissional e acadêmica”, disse.
A aluna Leidiana Costa destacou que “o Professor e Mestre Tiago Oliveira merece grande reconhecimento por sua prática exemplar de valorização cultural e incentivo à conexão com nossa comunidade. Seguindo sua orientação, tivemos a oportunidade de convidar o escritor Maurício Mendes, do nosso município, para contribuir com a turma de Letras. Essa iniciativa não só enriquece a formação acadêmica dos alunos, como também fortalece os laços entre a universidade e a cultura local, mostrando a importância de aproximar a teoria da prática e da vivência regional”.
A iniciativa reforça a importância de promover espaços de diálogo no ambiente universitário, estimulando a formação de leitores críticos e produtores de conhecimento comprometidos com a valorização da cultura e da literatura maranhense.

Por: Paula Lima/Programa Ensinar