Uema e Agem concluem PDDI da Região Metropolitana da Grande São Luís


Por em 31 de outubro de 2025



                                                   

Na manhã desta sexta-feira (31), o reitor Walter Canales Sant’Ana, reuniu na sala de reunião da Reitoria – Campus Paulo VI -, com o presidente da Agência Executiva Metropolitana do Governo do Estado do Maranhão (Agem), Leônidas Araújo, para fazer a entrega oficial do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana da Grande São Luís (PDDI/RMGSL).

A elaboração do documento, contou com a participação das equipes de professores e alunos de graduação e pós-graduação da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), bem como de técnicos da Agem, sob a coordenação do geógrafo e assessor da Reitoria, Luiz Jorge Dias, do vice-reitor Paulo Catunda, e da Arquiteta e Urbanista da Agem, Laura Serra.

                                                 

Inicialmente, o professor Luiz Jorge fez uma apresentação, em que detalhou o passo a passo do plano, que, a partir de agora, terá sequência com a aplicabilidade das políticas públicas desenvolvidas junto aos 13 municípios envolvidos no PDDI, quando serão reunidos os gestores municipais para discutirem as prioridades, baseadas nos estudos já concluídos.

O reitor Walter Canales avaliou que o PDDI marca mais um trabalho do corpo técnico da Uema, formado por professores e alunos de graduação e de mestrado, com suas expertises nas diversas áreas do conhecimento para elaborar este importante documento, “sabendo que haverão, no futuro, outras etapas com audiências públicas, possibilitando a inclusão de mais sugestões para que seja um plano consistente, contendo tudo o que a sociedade aponta como importante para as necessidades do momento”, disse o reitor.

                                                 

Para o presidente das Agem, Leônidas Araújo, esta parceria entre a Agência e a Uema é uma grande oportunidade para mostrar a capacidade que a universidade possui junto ao seu corpo técnico especializado para construir o plano, ferramenta muito importante no desenvolvimento da região. Segundo ele, o estudo vai ajudar as prefeituras nortear seus planos individuais. “Este estudo, que se baseia em funções públicas de interesse comum, visa atender as necessidades dentro da Região Metropolitana, com a participação de cada município, porque sem esses documentos individuais ficaria muito a desejar”, ressalta o presidente.

                                                 

De acordo com o professor Luís Jorge, o PDDI é um manual de planejamento estratégico, que terá validade de um decênio – primeiro semestre de 2026 ao segundo semestre de 2035 -, destacado como um instrumento composto de um diversificado diagnóstico da Região Metropolitana, com dados e informações sobre as dinâmicas ambientais, socioeconômicas e produtivas, arqueológicas e históricas, bem como da evolução e consolidação de instrumento de planejamento urbano e regional.

                                                 

O pesquisador enfatiza, ainda, que o PDDI é seguido pela indicação de prognósticos e cenários para as funções públicas de interesse comum previstas na legislação, além de apontar as demandas técnicas de articulação de políticas públicas de desenvolvimento econômico regional, habitação, mobilidade urbana, de proteção ambiental, entre outras.

                                                 

Passos futuros

 

Municípios envolvidos 

 

Por Alcindo Barros

Fotografias: Rafael Carvalho



Últimas Postagens