Uema fortalece educação intergeracional com mais de 800 alunos em 21 municípios
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 2 de outubro de 2025
A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Unabi), atualmente tem 803 alunos ativos nos cursos de Alfabetização e Educação para o Envelhecimento do Programa de Formação Continuada Universidade Aberta Intergeracional (Unabi), distribuídos em 21 municípios maranhenses.
Criado em 2016, o programa tem como foco a educação continuada e a integração intergeracional, promovendo a inclusão educacional e social para diferentes faixas etárias por meio de ações pedagógicas, científicas, sociais e culturais para a população idosa do Maranhão, com cursos coordenados por docentes e profissionais locais, como “Educação para o Envelhecimento” e “Alfabetização, Letramento e Inclusão Digital”, voltados ao letramento e à promoção da qualidade de vida na terceira idade.
Entre os municípios atendidos estão Caxias, com 62 alunos, Bacabal (56), Presidente Dutra (50), Codó (45), Itapecuru-Mirim (45), Colinas (46), Pinheiro (46), Zé Doca (46), Coelho Neto (42), Lago da Pedra (41), São Luís (40), Coroatá (37), São Bento (32), Timon (32), Santa Inês (27), Balsas (27), Pedreiras (27), Barra do Corda (28), Grajaú (25), Paço do Lumiar (25) e São João dos Patos (24).
Segundo a coordenadora do Unabi, Efigênia Magda Vieira de Oliveira, “a formação intergeracional resgata o papel social da universidade ao integrar diferentes faixas etárias no processo de ensino-aprendizagem, respeitando as singularidades e promovendo inclusão social com qualidade”, disse.
Com essa iniciativa, a Uema reafirma seu compromisso com a democratização do conhecimento e o desenvolvimento humano no Maranhão. Ao investir na educação intergeracional, a universidade contribui diretamente para a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e participativa.
Por: Ascom/Uema


