Uema inicia Semana das Agrárias no Campus Paulo VI


Por em 20 de outubro de 2025



                                                 

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Centro de Ciências Agrária (CCA), deu início, na manhã desta segunda-feira (20), no auditório do CCSA, a XII Semana Acadêmica das Ciências Agrárias, com o tema “Agricultura carbono neutro: Desafios e perspectivas”.

O evento, que contou com a presença do reitor Walter Canales, do vice-reitor Paulo Catunda, de pró-reitores, professores, alunos e convidados, teve a palestra de abertura “Plataforma de soluções integradas para ativos de carbono, agropecuária e redução de gases de efeito estufa”, ministrada pelo professor Josenildo Souza, da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPAR).

                                                 

Com uma programação diversificada, que inclui palestras, minicursos, mesas redondas e exposições de trabalhos científicos, a semana acadêmica promove a troca de conhecimento entre estudantes, professores, pesquisadores e profissionais da área das agrárias, proporcionando um ambiente rico para o desenvolvimento científico dentro da universidade.

Falando ao auditório repleto de alunos, o professor Walter enalteceu a coordenação da semana pela organização dos trabalhos e qualidade dos palestrantes, que trouxeram grandes experiências aos estudantes e professores que fazem as agrárias na Uema. “Vocês devem aproveitar esses momentos de aprendizagem, devem continuar estudando e buscando novas oportunidades para o crescimento intelectual dentro da academia”, disse o reitor.

                                                 

O vice-reitor Paulo Catunda declara que a realização da Semana das Agrárias vem contribuir de forma grandiosa para o crescimento dos alunos. Segundo ele, “é um encontro dos nossos acadêmicos com pesquisadores de outras universidades, o que engrandece a Uema e os cursos de agrárias”.

Para a diretora do CCA, professora Ana Maria Araújo, o tema discutido na XII Semana de Ciências Agrárias, é muito importante nos dias de hoje, ela explica que os alunos devem aproveitar ao máximo, conscientes de que esta é uma temática em debate a nível mundial. “Esperamos que dentro desses três dias haja um aproveitamento maior dos nosso acadêmicos, na troca de experiências com os professores de outras instituições e, com isso, esperamos que seja uma semana bastante proveitosa”, aponta Ana Maria.

                                                 

A preocupação crescente com as mudanças climáticas e a necessidade de práticas agrícola sustentáveis, que torna a busca por um carbono agrícola neutro, é um tema de extrema relevância. O setor agropecuário é responsavel por uma parcela significativa das emissões de gases de efeito estufa, mas também possui um grande potencial para mitigação, por meio da adoção de tecnologias inovadoras, praticas regenerativas e políticas ambientais.

Desta forma, este evento, conforme os organizadores, contribuirá para a formação de profissionais mais conscientes e capacitados para enfrentar os desafios da agricultura do futuro, alinhando-se às diretrizes globais de desenvolvimento de novas tecnologias, práticas inovadoras e desafios da sustentabilidades, apresentando uma agricultura mais resiliente e sustentável.

Por Alcindo Barros

Fotografias: Luís Paulo



Últimas Postagens