Uema integra programação do Fórum de Integração Amazônia Global
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 20 de outubro de 2025
A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) integrará a programação do Fórum de Integração Amazônia Global com o tema “Diálogos Universitários para a COP 30”, realizado entre os dias 12 e 14 de novembro, na Universidade do Estado do Pará (UEPA).
O Fórum, promovido em conjunto com a Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), tem como objetivo destacar o protagonismo amazônico no cenário global e fortalecer a colaboração entre universidades brasileiras para enfrentar desafios por meio da pesquisa e inovação.
A Uema será representada pela delegada da delegação brasileira e Superintendente de Gestão Ambiental (AGA/Uema), Andrea Araujo; pela Coordenadora do Núcleo de Tecnologias para Educação (Uemanet), Ligia Tchaicka; pelo professor do Departamento de Geografia, Fernando Bezerra; pelo Coordenador adjunto do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec/Uema), Luciano Muniz; e pela Coordenadora Geral do Programa de Formação Docente para a Diversidade Étnica (Proetnos), Marivânia Furtado.
Os representantes da Uema participarão da mesa redonda com o tema “Amazônia na COP 30: Contribuição das Universidades no enfrentamento da crise climática e no desenvolvimento sustentável”, que será realizada no dia 13 de novembro, das 9h às 11h.
A delegada e Superintendente da AGA, Andrea Araujo, falou sobre as expectativas em participar do evento. “Estou muito honrada em compor a delegação brasileira no eixo sociedade civil representando a Uema na Zona Azul. Estamos muito felizes em integrar os diálogos que estão sendo construídos rumo à COP 30. A expectativa é de que essa participação fortaleça o papel da Uema como protagonista na busca por soluções sustentáveis e inovadoras para os desafios enfrentados pela Amazônia e pelo planeta. Será um momento de muito aprendizado, troca de experiências e reafirmação do compromisso da Uema com a ciência, a educação e o futuro do nosso meio ambiente”, disse.
A Uema ainda participará da publicação do livro “Plano de Transformação Ecológica (PTE) e Instituições de Ensino Superior: experiências na Rede UniSustentável”, que compilará relatos de caso sobre sustentabilidade em universidades e servirá como um dos muitos insumos para a COP 30 em Belém, que ocorre em novembro de 2025.
A programação do evento inclui painéis temáticos que abordam diversos assuntos sobre adaptação climática, cidades, infraestrutura, água, bioeconomia, economia circular, agricultura, ciência e tecnologia, energia, florestas, saúde, cultura, justiça e direitos humanos.
Por: Ascom/Uema

