Uema marca presença na 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 21 de outubro de 2025
A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) esteve presente na abertura da 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que no Maranhão é promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), e coordenada nacionalmente pela Secretaria de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social (SEDES) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
A edição deste ano, com o tema “Planeta Água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”, busca democratizar o acesso ao conhecimento, incentivar o interesse científico e aproximar diferentes setores da sociedade das questões climáticas e ambientais.
Com ações presenciais e digitais em todo o território nacional, a SNCT no Maranhão está sendo realizada em São Luís, no Centro de Convenções da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), entre os dias 21 e 24 de outubro.
Ao longo dos quatro dias de evento, a Uema marca presença por meio dos laboratórios de Biologia Vegetal e Marinha (LBVM), Biologia Aquática (LABIOAQUA), Biologia de Organismos Aquáticos (LABOAq), além da Agência de Inovação e Empreendedorismo (Agência Marandu), com estandes e atividades interativas.
O LBVM, sob coordenação da professora Andrea Azevedo e com a participação dos alunos Thiago, Wesley, Danielle, Larissa, Jean e Stefany, apresentou nesta terça-feira (21) os projetos desenvolvidos pela equipe, além de uma exposição da coleção biológica do laboratório, modelos didáticos e jogos educativos sobre os oceanos.
A Agência Marandu apresentou as ações da Incubadora Uema, com a participação de empresas e equipes incubadas que expuseram seus projetos de negócios, divulgaram suas propostas ao público, realizaram conexões e buscaram investimentos.
A Profª Andrea Azevedo destacou a relevância da participação dos laboratórios no evento, ressaltando que a integração entre a academia e a sociedade é fundamental para divulgar os resultados das atividades de pesquisa, ensino e extensão desenvolvidas pela Uema. Segundo ela, iniciativas como essa possibilitam não apenas a aproximação do público com a ciência, mas também despertam o interesse pelo conhecimento e fortalecem o compromisso da universidade com a conservação dos oceanos e a promoção da sustentabilidade ambiental.
O vice-reitor da Uema, Paulo Catunda, esteve presente na abertura do evento e reforçou a importância da participação da Uema. “Estar aqui, com nossos laboratórios e pesquisadores, compartilhando conhecimento e promovendo ações voltadas à sustentabilidade e à preservação dos recursos naturais, é uma demonstração clara do papel transformador da universidade no desenvolvimento do nosso estado e na formação de uma consciência ambiental coletiva”, disse.
No dia 24, pela tarde, o LABOAq estará presente com um estande coordenado pelos professores Gustavo, Fabiene e Raimunda Fortes, promovendo a troca de experiências e a divulgação científica.
Confira a programação com a participação da Uema durante a SNCT:
- 22 de outubro
14h às 15h40 – Oficina do LABIOAQUA
“Ciclo do plástico e ciclo da vida – repensando o descarte para conservar os oceanos”
- 24 de outubro
9h40 às 10h40 – Minicurso do LABIOAQUA
“Mudanças Climáticas em Regiões Costeiras – desafios e oportunidades para a sustentabilidade”
10h20 às 12h – Mostra científica do LBVM
“25 Anos de Ciência e Extensão pelo Oceano – Trajetória do LBVM”
Por: Karolynne Sodré
Fotos: Luis Paulo










