Uema realiza 10ª edição do Criança Engenharia e aproxima mais de 3.500 estudantes da ciência e tecnologia


Por em 10 de outubro de 2025



A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proexae) e do Curso de Engenharia da Computação, vinculado ao Centro de Ciências Tecnológicas (CCT/Uema), realizou nesta sexta-feira (10), a 10ª edição do Projeto Criança Engenharia com o tema “Construindo o Futuro com Criatividade e Ciência”.

O Criança Engenharia 2025 ofereceu às crianças a oportunidade de aprender sobre novas tecnologias, além de conhecer os cursos disponíveis no CCT, como Engenharia da Computação, Engenharia Civil e Engenharia Mecânica.

Desde a idealização em 2015, o Projeto Criança Engenharia se dedica a promover a inclusão social de crianças de escolas públicas e privadas de São Luís, com o objetivo de incentivar a convivência e fortalecer os vínculos familiares, comunitários e com o meio ambiente, através de oficinas socioeducacionais e culturais.

A programação do evento, realizada no Campus Paulo VI, contou com diversas oficinas e atividades, divididas em espaços temáticos com atividades ligadas à natureza, ciência e tecnologia. Na Fazenda Escola e no Bosque, as crianças participaram de trilhas, visitas a laboratórios e museus, meliponário, biofábrica de insetos e ações do Corpo de Bombeiros, além de atividades como rapel e tirolesa.

A estudante Lara, de 13 anos, compartilhou a experiência. “Eu gostei muito de tudo. Achei muito interessante os robôs e as experiências com ciência, pareciam de mentira, mas eram de verdade. Foi um dia legal, aprendi várias coisas e me diverti muito”, relatou.

Nos espaços tecnológicos, como CCT e Engcomp, foram apresentados projetos de inovação e engenharia, incluindo Aerodesign, impressora 3D, eficiência energética, oficinas de robótica e telecomunicações, jogos virtuais, Planetário e Núcleo de Inovação Tecnológica, proporcionando às crianças chances de vivenciar na prática o mundo das ciências e engenharias. 

O professor coordenador do projeto, Reinaldo Silva, destacou o papel educativo do evento, que une ciência, tecnologia e inclusão social: “O Criança Engenharia é mais do que um evento, é uma ponte entre o universo acadêmico e o mundo infantil. Desde sua criação, buscamos despertar o interesse das crianças pela ciência e pela tecnologia de forma lúdica e acessível. Ver o encantamento no olhar de cada criança ao interagir com os projetos e oficinas nos motiva a continuar ampliando esse trabalho ano após ano”, afirmou.

O reitor da Uema, Walter Canales, ressaltou a importância do projeto na formação cidadã e na aproximação da universidade com a sociedade. “Esse projeto é um exemplo do papel transformador que a universidade pode exercer na sociedade. Ao abrir nossos espaços para crianças, estamos não só promovendo educação científica, mas também semeando sonhos e inspirando futuros profissionais. A participação ativa de toda a comunidade acadêmica mostra o compromisso contínuo da Uema com a formação cidadã, inclusiva e voltada para o desenvolvimento humano”, disse.

Com mais de 30 escolas, o evento contabilizou mais de 3.500 estudantes participantes, divididos entre os turnos matutino e vespertino.

O Projeto Criança Engenharia reafirma o compromisso da Uema com a educação científica e a aproximação entre universidade e comunidade, incentivando o interesse de crianças e jovens pela ciência e inovação.

Acesse mais fotos no link: https://drive.google.com

Por: Karolynne Sodré

Fotos: Luis Paulo



Últimas Postagens