Alunas do curso de Química do Programa Ensinar participam do 4º Festival Maranhense de Conto e Poesia – Festmacpu UEMA 2025


Por em 25 de novembro de 2025



As alunas Maryvannya Alves e Maria Eduarda Martins, do curso de Química do Polo Colinas, do Programa Ensinar, conquistaram destaque no 4º Festival Maranhense de Conto e Poesia – Festmacpu 2025, alcançando a semifinal na modalidade Conto, com a poesia intitulada “O que ficou por dizer”.

A poesia fala sobre a lembrança de alguém que partiu, carregando temas como dor, saudade, compaixão e a importância de reconhecer o valor de cada vida, mesmo quando a sociedade parece não perceber. O texto ressalta ainda a necessidade de cuidar mais uns dos outros e de reconhecer como pequenos gestos de carinho podem transformar realidades.

Para Maria Eduarda, chegar à semifinal representa um misto de conquistas e sentimentos: “O sentimento de estar na semifinal do concurso é uma mistura de alegria, gratidão e esperança. Já ter participado em 2023 e agora voltar, desta vez ao lado da minha colega, torna tudo ainda mais especial. É muito gratificante ver que todo o esforço, dedicação e coragem estão dando frutos mais uma vez”.

Já Maryvannya destaca a dimensão afetiva por trás da obra. “Essa poesia foi feita com muito carinho e saudades para uma pessoa que não está mais presente aqui. O que ficou por dizer externa os porquês do que poderia ter sido, se tivéssemos conseguido ajudar ela com a dor que carregava — as fases do entendimento e tudo o que poderia ter sido dito, mas que por algum motivo não foi”, disse ela.

Maryvannya ainda complementou: “O sentimento é de alegria e gratidão por passar por mais uma etapa e poder desenvolver essa poesia tão importante e delicada para nossa vida acadêmica”.

A classificação das estudantes reforça o talento artístico presente no Polo Colinas e celebra o protagonismo de jovens escritores que transformam experiências, memórias e emoções em literatura.

Por: Paula Lima/Programa Ensinar



Últimas Postagens