Cursos de Direito da Uema recebem livros, frutos da participação em Edital publicado pelo Ministério Público Federal
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 28 de novembro de 2025
Foi realizada na tarde dessa quinta-feira (27), no Campus Caixeiral da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) – Centro Histórico, em São Luís -, a solenidade de entrega de 3 mil livros, frutos da participação no Edital de Desfazimento, promovido pelo Ministério Público Federal do Maranhão (MPF-MA).
As obras são destinadas aos estudantes dos Cursos de Direito na capital e nos 8 Campi da universidade, onde existe o Curso de Direito, o que representa uma significativa quantidade de títulos da área jurídica, que serão importantes na formação acadêmica dos alunos.
Em sua fala, o reitor Walter Canales, destacou a importância dos livros, ressaltando a grandeza da parceria entre a Uema e o Ministério Publico Federal, ao agradecer o procurador Alexandre Soares, “que teve essa ideia de entregar para a universidade todos esses títulos que serão de grande valia para os alunos de direito não só do Campus de São Luís, mas dos outros Campi no interior do Estado, que agregam o curso”, declara o professor.
Já o procurador Alexandre Soares, enforma que “essa parceria entre o Ministério Público Federal e a Universidade Estadual do Maranhão, faz parte de um compromisso de tornar realidade à comunidade acadêmica e à população em geral, o acesso ao conhecimento no que diz respeito à formação de uma base que venha oferecer espaços de estudos ao público universitário da Uema dentro dessa área”.
Os livros, de acordo com o diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), professor Nicodemos Araújo Costa, representam ferramentas essenciais para a formação dos estudantes. “Eles ajudam a entender as leis, a criar argumentos, servem de suporte para pesquisas, trabalhos acadêmicos e preparação para concursos e prática profissional”.
Para o diretor do Curso, professor Hugo Assis Passos, trata-se de ação que fortalece o acervo bibliográfico institucional e reafirma o compromisso da Uema com a excelência acadêmica, a responsabilidade social e o aprimoramento das condições do ensino e da pesquisa.
Participaram, também, do ato, o secretário Estadual do MPF, Flávio Matos; o assessor do CCSA, professores Dayvid Viana Ferreira; e o chefe do Departamento de Direito, Economia e Contabilidade (DDEC), Marcelo de Carvalho Lima.
Por Alcindo Barros
Fotografias: Rafael Carvalho




