Estudantes da Licenciatura em Educação Quilombola da Uema apresentam pesquisas sobre comunidades quilombolas no 37º SEMIC 


Por em 11 de novembro de 2025



Estudantes da Licenciatura em Educação Quilombola (LIEQ), do Programa de Formação de Professores Indígenas (PROETNOS) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), apresentam pesquisas no 37º Seminário de Iniciação Científica (SEMIC), realizado pela Uema entre os dias 10 e 11 de novembro.

As apresentações ocorreram na área de vivência do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (CECEN), no Campus Paulo VI, em São Luís.

As discentes Érica Raquel, Keila Câmara e Samyra Santos, do oitavo período da LIEQ (Campus São Bento), apresentaram suas pesquisas de iniciação científica.

O trabalho de Érica Raquel tem como foco a análise da produção bibliográfica e do estado da arte dos estudos sobre comunidades quilombolas entre os anos de 2014 e 2024, com o objetivo de contribuir para a formulação de políticas públicas que garantam dignidade, reconhecimento e justiça social às populações quilombolas.

Já as pesquisas de Keila Câmara e Samyra Santos voltam-se ao estudo da realidade educacional das comunidades quilombolas a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais e Estaduais da Educação Escolar Quilombola. Keila desenvolve seu trabalho na comunidade quilombola Aguiar, no município de Viana, enquanto Samyra investiga o território quilombola Picadas, em Cajapió.

Ambas realizaram levantamento bibliográfico e teórico, pesquisas de campo e entrevistas com lideranças e membros das comunidades, buscando compreender os desafios, avanços e perspectivas da implementação das DCNs nesses contextos.

As pesquisas reforçam o papel da LIEQ como espaço de produção de conhecimento comprometido com as realidades e demandas dos povos quilombolas, contribuindo para a construção de uma educação antirracista, contextualizada e emancipatória.

Por: Ascom/Uema, com informações do PROETNOS



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