Estudantes da Licenciatura em Educação Quilombola lançam livros didáticos no Campus Itapecuru-Mirim
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 28 de novembro de 2025
O Campus Itapecuru-Mirim da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) foi palco, no dia 21 de novembro, do lançamento dos livros produzidos pelos estudantes da Licenciatura em Educação Quilombola (LIEQ). A atividade celebrou a culminância das vivências formativas e das pesquisas realizadas ao longo do curso, reunindo discentes, docentes, comunidade acadêmica e convidados em um momento de valorização das identidades quilombolas e de fortalecimento das práticas pedagógicas baseadas nos territórios.
A mesa de abertura contou com a presença do reitor da Uema, Walter Canales; do chefe de gabinete da Reitoria, José Sampaio; da coordenadora geral do Programa Proetnos, Marivania Furtado; da coordenadora da LIEQ no Campus Itapecuru-Mirim, Tatiana Reis; da coordenadora de polo do Proetnos no município, Katiana Oliveira; da coordenadora-geral do Programa Ensinar, Maria Goretti Cavalcante; do chefe de gabinete da prefeitura de Itapecuru-Mirim, Jarlisson Araújo; e do secretário municipal, Paulo Buzar. Representando a turma, os estudantes Raimundo Dutra e Aldilene Rodrigues também compuseram o dispositivo.
Os livros lançados são resultados dos relatórios produzidos na disciplina Prática Curricular na Dimensão Escolar, ministrada pelos professores Marivania Furtado e Edson Dias, no primeiro semestre de 2025. As obras refletem saberes ancestrais, memórias, lutas, expressões culturais e histórias vividas nas comunidades quilombolas pesquisadas pelos estudantes, reafirmando o compromisso da LIEQ com uma formação crítica, territorializada e socialmente comprometida.
Entre os títulos apresentados estão:
Do quilombo ao verso: afirmando a identidade negra na comunidade Barriguda, de Adriana Mendes, Erika de Oliveira e Natanael Vieira;
Os saberes tradicionais do Quilombo Dois Mil, de Aldilene Lopes, Anadiene Santos e Rosélia Mendonça;
Meu quilombo, meu lugar: para registrar quem somos, de Ana Paula Vieira e Dayse Campos;
Os direitos quilombolas, de Daniele dos Santos e Maria Juliana Ferreira;
Da África para o Brasil: danças afro-brasileiras, de Elinalva Moreira e Silvanira da Conceição;
Narrativas no quilombo Santa Joana: dialogar, conhecer e comunicar, de Erika Fonseca e Girlene Santos;
Quilombo Santa Rosa: terra de saberes e cultura, de José Maria Santos;
Saberes ancestrais no quilombo Estiva dos Cotós, de Marilda Ferreira e Raimundo Dutra;
Danças afro-brasileiras e africanas do quilombo Lagoa Grande, de Ionete dos Santos e Lisiane Rodrigues;
Quilombo Tingidor: uma história de lutas e conquistas, de Maria Aparecida Garrido e Maria da Solidade Dutra;
Saberes e fazeres do quilombo Alto da Esperança, de Antônia Alves, Camila Oliveira, Denis Carvalho e Romélia Monteiro.
O evento destacou a importância de produzir materiais didáticos construídos a partir dos próprios territórios quilombolas, reconhecendo a potência desses saberes na construção de práticas educativas mais inclusivas, representativas e conectadas à realidade das comunidades. Para os estudantes, o momento marcou não apenas o encerramento de um ciclo acadêmico, mas também a afirmação de suas identidades enquanto futuros educadores comprometidos com suas origens.
A Uema parabeniza a turma da LIEQ de Itapecuru-Mirim pelas produções e reafirma seu compromisso com a formação de educadores quilombolas engajados na defesa dos territórios, dos saberes ancestrais e da justiça social; princípios que orientam a atuação do programa em todo o Maranhão.
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Por: Ascom/Uema, com informações do Proetnos





