Mais de 12 mil candidatos faltaram nas provas do PAES 2026 da Uema


Por em 30 de novembro de 2025



                          A abstenção representa 25,71% do percentual total de inscritos, que foi de 48.063

O Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (PAES 2026), aplicado na tarde deste domingo (30), registrou a ausência de 12.359 candidatos entre os 48.063 inscritos. O índice representa 25,71% de abstenção na edição deste ano. Desse total, 5.416 candidatos deixaram de comparecer aos locais de prova em São Luís, enquanto 6.943 candidatos faltaram nos demais campi da Uema e da UemaSul distribuídos pelo interior do estado.

As provas aplicadas em etapa única, das 13h30 às 18h30, nos 20 campi da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e nos 3 campi da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UemaSul), são compostas por questões objetivas de múltipla escolha e Produção Textual.

Ao todo, o PAES 2026 ofertou 5.980 vagas, sendo 5.130 para cursos da Uema e 850 para a UemaSul. Esta edição também marcou a expansão da oferta acadêmica, com 20 novos cursos presenciais distribuídos em doze campi, contemplando áreas como saúde, tecnologia, ciências sociais e ciências humanas.

Pela primeira vez, o PAES adotou o novo sistema de reserva de vagas estabelecido pela Medida Provisória nº 497/2025, destinando 50% das vagas a estudantes da rede pública, com recortes para renda, grupos étnico-raciais e pessoas com deficiência. Além disso, 20% das vagas nos cursos de Formação de Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros foram reservadas a candidatos negros.

_
Texto: Caio Marcos
Fotos: Rafael Carvalho



Últimas Postagens