Proetnos fortalece diálogo com comunidades quilombolas durante evento em celebração à Semana da Consciência Negra em Viana
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 27 de novembro de 2025
O Programa de Formação Docente para a Diversidade Étnica – Proetnos da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) esteve presente no encontro das comunidades quilombolas de Viana, realizado em 20 de novembro, no Quilombo Santaninha dos Pretos, durante a Semana da Consciência Negra. Representando o Proetnos, a professora Milena Galdez, membro da equipe de coordenação do programa, participou da programação, integrou a mesa de abertura e dialogou diretamente com lideranças dos territórios da região. O evento foi um momento de celebração das histórias e culturas quilombolas, reafirmando a importância da memória, da ancestralidade e da identidade.
O evento, organizado pelas comunidades quilombolas em parceria com o Conselho das Comunidades Quilombolas de Viana, destacou a importância de realizar as atividades dentro dos próprios quilombos, reforçando identidade, pertencimento e valorização dos territórios. Neste ano, o quilombo anfitrião foi Santaninha dos Pretos, que acolheu a iniciativa.
Durante o evento, as comunidades quilombolas da região apresentaram um documento oficial solicitando a abertura de uma turma da Licenciatura em Educação Quilombola no município de Viana, devido à necessidade crescente de formação específica para educadores quilombolas. O documento foi entregue à professora Milena Galdez, que recebeu o material em nome do Proetnos. Na ocasião, foi realizada a coleta de assinaturas em apoio à criação da turma, envolvendo moradores, lideranças e representantes de diversos territórios. O momento foi mediado por Keila Câmara, estudante da Licenciatura em Educação Quilombola do Proetnos no campus São Bento e residente do Quilombo Contenda.
A professora Milena participou ainda de um momento de escuta com lideranças quilombolas e membros do Conselho das Comunidades Quilombolas de Viana, debatendo demandas locais, políticas educacionais e caminhos de fortalecimento da formação quilombola.
Estiveram presentes representantes dos quilombos Contenda, Aguiar, Ferreira, Porção Grande, Mucambo, São Raimundo, Santa Rosa 1, Caranguejo, Prequeú, Cacoal, Cajueiro, Capoeira, Ponte de Tábua, Vila Nova de São Raimundo e Santa Helena 2.
Por: Proetnos/Uema

