Professora da Uema integra painel sobre educação e territórios costeiros na COP-30


Por em 17 de novembro de 2025



A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) marcou presença em mais uma ação da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-30), realizada em Belém (PA). A professora Lígia Tchaicka, coordenadora do Uemanet, participou, no sábado (16), da atividade “Escola das Marés e das Águas: uma experiência de educação diferenciada, nos tempos da maré e da vida nos maretórios e a experiência do Proetnos”, realizada na Casa Vozes dos Oceanos, no Espaço Cultural Casa das 11 Janelas, no bairro Cidade Velha.

A programação, realizada das 10h às 13h, reuniu representantes da Universidade Estadual do Maranhão, Universidade Estadual do Ceará, ICMBio e membros da Conferência dos Povos e Comunidades Tradicionais das Águas e Maretórios (CONFREM MA, CE, BA e AL). O encontro destacou práticas educativas desenvolvidas em diálogo com territórios costeiros e ribeirinhos, valorizando saberes locais e metodologias contextualizadas.

Durante a atividade, a professora Lígia apresentou iniciativas da Uema voltadas à formação superior em territórios costeiros. “Pudemos falar sobre dois cursos superiores que estamos desenvolvendo na área costeira do Maranhão: o curso superior de Tecnologias em Turismo e o curso superior de Tecnologias em Recursos Pesqueiros. Essa é uma parceria da Uema com a Capes, a CONFREM e o ICMBio, para chegar a essas comunidades e trabalhar uma educação diferenciada no tempo das águas e das marés”, destacou. Ela acrescentou que o momento foi significativo por reunir pessoas engajadas em práticas educativas inovadoras: “É oportuno promover este painel para que a gente dialogue entre iniciativas e possa se alinhar para trabalhar em conjunto diante das mudanças climáticas”.

A presença da Uema em iniciativas que dialogam com educação, inovação social e sustentabilidade, contribuem para o fortalecimento de práticas pedagógicas que respeitam identidades territoriais e ampliam a inclusão educacional em contextos amazônicos e costeiros.

_
Por: Assessoria de Comunicação – Ascom/Uema



Últimas Postagens