Programa de Formação de Professores Indígenas da Uema acompanha elaboração de TCCs de formandos indígenas e quilombolas
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 6 de novembro de 2025
A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Programa de Formação de Professores Indígenas (PROETNOS), realizou entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro, o acompanhamento da produção dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) dos estudantes formandos do programa.
Os formandos pertencem a quatro turmas do PROETNOS: três da Licenciatura Intercultural para a Educação Básica Indígena (LIEBI) – Ciências da Natureza, em Santa Inês; Ciências Humanas, em Barra do Corda; e Ciências da Linguagem, em Grajaú, além de uma turma da Licenciatura em Educação Quilombola, em São Bento. As atividades contaram com a presença da equipe pedagógica do PROETNOS, que dialogou com os estudantes sobre os avanços e desafios encontrados nas etapas finais de seus trabalhos.
Entre as modalidades de TCCs desenvolvidas, estão relatórios de estágio, artigos científicos e relatos de experiência, elaborados a partir das vivências, práticas pedagógicas e contextos socioculturais dos estudantes em suas comunidades. Os trabalhos refletem as relações entre educação, território, saberes tradicionais e práticas escolares, evidenciando o compromisso das licenciaturas com a valorização das identidades étnicas e a promoção de uma educação intercultural crítica e transformadora.
Durante as atividades, foram discutidos aspectos conceituais, metodológicos e de normalização acadêmica, com foco em aprimorar a estrutura, a escrita e a coerência dos textos. Além disso, a equipe do PROETNOS destacou a importância de os trabalhos finais expressarem as trajetórias de formação e as contribuições dos estudantes para o fortalecimento das escolas indígenas e quilombolas do Maranhão.
Este acompanhamento é uma etapa fundamental no processo formativo, pois garante suporte técnico e pedagógico aos formandos e reforça o compromisso da Uema com uma educação superior inclusiva, contextualizada e comprometida com a diversidade étnico-racial.
Por: Leandro Chaves, do PROETNOS/Uema



