Uema participará da COP30 em painel sobre saberes tradicionais e sustentabilidade na Amazônia
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 12 de novembro de 2025
A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), será representada pela Coordenadora Geral do Programa de Formação Docente para a Diversidade Étnica (Proetnos), Marivânia Furtado, no painel “Saberes e Resistência: A Luta por Água Limpa e Territórios na Amazônia Profunda”, da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em Belém.
O painel tem como objetivo promover o diálogo entre saberes científicos e tradicionais de povos indígenas e quilombolas para discutir os impactos das mudanças climáticas e construir soluções sustentáveis, valorizando a cultura amazônica e fortalecendo a educação voltada à sustentabilidade e à justiça climática.
A atividade será realizada nesta quinta-feira (13), das 17h30 às 18h20, na Sala Seringueira, localizada no Pavilhão Pará – Green Zone.
A professora Marivânia Furtado apresentará o Proetnos, destacando como uma iniciativa de valorização dos conhecimentos tradicionais, o papel dos povos originários e comunidades tradicionais na defesa dos territórios e na construção de uma educação voltada à sustentabilidade e à justiça climática.
Sobre o Proetnos
Desde 2016, a Uema desenvolve o PROETNOS, cujo objetivo central é promover a formação de professores oriundos de comunidades tradicionais do Maranhão, oferecendo licenciaturas específicas para indígenas, quilombolas, quebradeiras de coco, ribeirinhos e outras populações, capacitando-os para atuar na escolarização de suas próprias comunidades. O programa está presente em oito municípios maranhenses e atende mais de 260 estudantes, tendo formado 60 profissionais até dezembro de 2024.
Por: Karolynne Sodré
