Uema promove abertura do Workshop de Confiabilidade do Corredor Norte em parceria com a Vale
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 11 de novembro de 2025
Na manhã desta terça-feira (11), a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) por meio do Curso de Engenharia Mecânica, vinculado ao Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) e em parceria com a Vale, promoveu a abertura do Workshop de Confiabilidade do Corredor Norte, durante a Semana Acadêmica 2025.
O evento tem como objetivo conectar profissionais, estudantes, pesquisadores e empresas para compartilhar práticas, metodologias e aplicações da Confiabilidade na Engenharia, promovendo a troca de conhecimento técnico e a disseminação de experiências.
A mesa de abertura contou com a presença do vice-reitor da UEMA, Paulo Catunda; do diretor do CCT, Fernando Oliveira; do presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (Crea-MA), Wesley de Assis; e do gerente de Gestão de Processos da Vale, Rafael Borges Pinho.
A palestra de abertura foi apresentada por Marcello Attilio, diretor de confiabilidade da Confialub, com o tema “Do Atrito à Excelência: Lubrificação como Pilar da Confiabilidade”.
O Vice-Reitor Paulo Catunda, destacou a importância da integração entre universidade e indústria. “Eventos como este são fundamentais para aproximar a universidade do setor produtivo, promovendo a troca de conhecimentos, experiências e boas práticas entre estudantes, professores, pesquisadores e profissionais da indústria. A Uema acredita que a inovação, a confiabilidade e a excelência operacional se constroem com colaboração, integração e diversidade, e este momento reflete isso. Que este workshop inspire novas ideias, soluções sustentáveis e fortaleça os laços entre academia e indústria”, disse.
A programação do Workshop segue até quinta-feira (13) com palestras, minicursos, rodas de conversa e exposições de soluções de engenharia, encerrando com uma visita à ferrovia e ao porto da Vale.
As atividades abordam ainda a aplicação de inteligência artificial e análise de dados na Engenharia de Confiabilidade, com foco em otimização de manutenção, lubrificação industrial, simulação computacional, redução de falhas e gestão de ativos.
Por: Karolynne Sodré
Fotos: Rafael Carvalho






