Uema promove audiência pública sobre bem-estar animal e desafios da Saúde Única


Por em 19 de novembro de 2025



Na tarde desta quarta-feira (19), a Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Comitê Executivo de Atenção aos Animais Abandonados e Semidomiciliados da Cidade Universitária Paulo VI, em parceria com o Hospital Veterinário da Uema (HVU), a Promotoria do Meio Ambiente e a Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), realizou uma audiência pública sobre bem-estar animal e os desafios sanitários, sociais e legais no contexto da Saúde Única.

A audiência reuniu docentes, discentes, profissionais da Medicina Veterinária e representantes de órgãos de fiscalização e controle, com o objetivo de promover a conscientização e contribuir para a formulação de políticas de proteção animal. 

Compuseram a mesa de abertura o reitor da Uema, Walter Canales; o promotor de Justiça do Meio Ambiente do Maranhão, Claudio Rebêlo Alencar; a coordenadora da Unidade de Vigilância de Zoonoses de São Luís, Regina Célia Froes; o diretor do hospital veterinário municipal, Arnaldo Muniz Garcia; a diretora do HVU, Solange de Araújo Melo; e a presidente do Comitê Executivo de Atenção aos Animais Abandonados e Semidomiciliados do Campus Paulo VI, Andrea Araujo do Carmo.

A programação teve início com a professora Carla Janaina Rosário, docente da Uema e presidente da Comissão de Medicina Veterinária Legal do CRMV-MA, que ministrou a palestra “Abandono e maus-tratos de animais: implicações éticas, legais e sanitárias”. Em seguida, o médico-veterinário Diego Marques Costa Silva, doutorando em Ciência Animal pelo HVU-Uema, falou sobre “Leishmaniose canina: perspectivas éticas e legais”. A médica-veterinária Juliana Sá Vitor, mestranda em Ciência Animal e integrante do LAMIV-Uema, palestrou sobre a temática “Esporotricose felina: desafios sanitários e sociais”.

A conselheira do CRMV-MA, doutora Renata Mondego Oliveira, do LACEN-MA, tratou do tema “O papel do CRMV-MA na promoção do bem-estar animal e no enfrentamento do abandono”. Para encerrar, as discentes Gabryella Oliveira Dantas e Glendha Cruz Duarte apresentaram o projeto sobre o perfil sanitário e o manejo populacional de animais errantes no Campus Paulo VI.

A Profª Andrea Araujo, destacou que cuidar dos animais e lidar com a realidade dos animais abandonados exige múltiplas perspectivas e esforços coletivos. Segundo ela, o desafio envolve toda a comunidade acadêmica, que colaboram juntos para construir soluções eficazes e integradas.

O Reitor Walter Canales ressaltou a importância de cuidar do bem-estar animal nos campi, contando com estrutura e apoio da comunidade. “O abandono de animais nos campi universitários é um assunto muito importante e que merece estar na pauta de qualquer universidade. Precisamos tratar essa questão com seriedade e atenção, considerando todas as suas implicações. A Uema conta com um hospital veterinário, o curso de Medicina Veterinária e o apoio da comunidade para cuidar dos animais da melhor forma possível”, disse.

Por: Karolynne Sodré

Fotos: Rafael Carvalho



Últimas Postagens