Uema promove Colóquio sobre a Sustentabilidade da Cidade Tradicional de São Luís
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 3 de novembro de 2025
A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Curso de Arquitetura e Urbanismo, deu início nesta segunda-feira (3) ao Colóquio “Debatendo a Sustentabilidade da Cidade Tradicional em São Luís, Maranhão”.
O evento, apoiado pelo Edital AREC/FAPEMA 2025, tem como objetivo compreender e valorizar o patrimônio social e econômico da Cidade Tradicional, promovendo o diálogo sobre formas sustentáveis de fortalecer suas dinâmicas urbanas e melhorar a qualidade de vida da população que habita essa região histórica.
A mesa de abertura contou com a presença do Reitor da Uema, Walter Canales, e do professor adjunto do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioespacial e Regional (PPDSR), Prof. Frederico Lago Burnett. Também estiveram presentes o Vice-Coordenador do PPDSR, Itaan de Jesus Pastor Santos, e o Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), Nordman Wall.
Compuseram ainda a mesa o Pró-Reitor de Graduação da Uema, Marcelo Cheche, o Diretor do Curso de Arquitetura e Urbanismo, Igor Mendes Monteiro, e a Coordenadora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, Nádia Freitas Rodrigues.
O Colóquio ocorre no auditório do Curso de Arquitetura e Urbanismo, localizado no Centro, e reúne moradores, trabalhadores, estudantes e pesquisadores para discutir as potencialidades e desafios da região central da capital maranhense.
A programação, que se estende até esta terça-feira (4), propõe reflexões sobre os eixos temáticos da Moradia, do Trabalho, da Cultura/Lazer e da Mobilidade na chamada Cidade Tradicional, área que vai da Praia Grande ao Anil e abrange os rios Bacanga, Bicas e Anil.
O evento inclui ainda a abertura da exposição fotográfica “São Luís, cidade tradicional” e o lançamento dos Anais do evento, e-book publicado pela Editora Uema, que reunirá trabalhos, resumos e registros das ações desenvolvidas nos bairros da região.
O Reitor da Uema, Walter Canales, destacou a importância da temática e da participação ativa da comunidade. “Este evento representa mais do que um encontro acadêmico, é uma oportunidade de unir moradores, pesquisadores e gestores públicos em torno de um objetivo comum, o de pensar caminhos para que o centro histórico e suas comunidades sejam revitalizados, sem perder sua essência. Com o apoio da FAPEMA e o empenho do Curso de Arquitetura e Urbanismo, reafirmamos o compromisso contínuo da Uema na construção de soluções sustentáveis, inclusivas e comprometidas com o desenvolvimento humano e territorial do Maranhão”, disse.
Por: Karolynne Sodré
Fotos: Kariny Ribeiro



