Aula de campo sobre currículo promove imersão cultural e diálogo com comunidade indígena no Polo Nova Olinda do Maranhão
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 10 de dezembro de 2025

Os alunos do 4º período do curso de Pedagogia do Polo Nova Olinda do Maranhão, do Programa Ensinar, participaram, no dia 07 de dezembro, de uma aula de campo da disciplina Currículo, ministrada pelo Prof. Dr. Flávio Pereira. A atividade foi realizada na Escola Municipal Aldeia Jaxiipuxirenda e na Aldeia Japi, território do povo Kayapó.
A proposta integrou debates e reflexões desenvolvidos previamente em sala de aula sobre currículo, educação e construção do conhecimento, visando aproximar os estudantes de realidades plurais e diversas que estruturam os contextos sócio-históricos nos quais os currículos escolares são elaborados.
Segundo o professor Flávio, a atividade permitiu aos alunos compreender que o currículo deve ser pensado a partir dos modos de vida, identidades e saberes dos sujeitos envolvidos no processo educativo. “As atividades de campo consistem em estender a construção do conhecimento numa relação imbricada entre o científico e o popular; entre teoria e prática. Essa aula foi significativa para a formação dos nossos futuros docentes, porque amplia o entendimento de que educação e escola só fazem sentido quando voltadas ao reconhecimento e à re-produção do modo de vida das pessoas. Isso é discussão de currículo por uma educação (des)colonial”, destacou.
O professor também fez referência ao pensamento do educador Miguel Arroyo, ressaltando que “para outros sujeitos, são necessárias outras pedagogias”, reforçando a necessidade de práticas educativas que reconheçam a diversidade humana e cultural.

A experiência proporcionou aos alunos uma vivência direta com a realidade da escola e da comunidade indígena, fortalecendo o vínculo entre teoria e prática.
A estudante Leidiane Costa descreveu o momento como transformador: “Foi uma enorme satisfação participar da visita à aldeia indígena. A experiência uniu aprendizado acadêmico e pertencimento pessoal. Conhecer a história de luta de uma das professoras da vila e estar diante da história viva dos nossos ancestrais foi profundamente marcante. Retornei com sentimento de alegria e realização”.
A aluna Orlaene também relatou a importância da atividade: “A experiência foi muito enriquecedora. Conhecemos de perto a realidade local, a cultura da comunidade e o trabalho desenvolvido na escola. Foi um momento de grande aprendizagem e troca”.
A aula de campo integrou o eixo formativo da disciplina e permitiu aos estudantes vivenciarem, de maneira concreta, reflexões centrais sobre currículo, identidade, territorialidade e práticas educativas contextualizadas.

Por: Paula Lima/Programa Ensinar