Curso de Engenharia de Produção da Uema realiza Encontro Acadêmico 2025


Por em 9 de dezembro de 2025



                               

O Curso de Engenharia de Produção da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) realizou, nos dias 2 e 3 de dezembro, no Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), o Encontro Acadêmico de Engenharia de Produção (EAEP) 2025. O evento celebrou os 17 anos do curso, destacando sua trajetória de formação qualificada, produção científica e contribuição para o desenvolvimento regional.

A abertura contou com a presença do diretor do CCT, professor Fernando Lima, e do coordenador do curso, professor Jorge França, que ressaltaram a importância da Engenharia de Produção no cenário acadêmico e profissional, além do papel estratégico do curso na formação de profissionais para o mercado de trabalho.

                                           

A programação do primeiro dia iniciou com a palestra “Mútua Jr: benefícios e vantagens para estudantes de engenharia”, ministrada por Francisco Saraiva, diretor administrativo da Mútua-MA. Em seguida, ocorreram as apresentações dos trabalhos científicos, realizadas exclusivamente no primeiro dia. Nesta edição, foram apresentados 19 trabalhos, abordando temas relevantes nas áreas de processos, qualidade, logística, gestão, melhorias produtivas e extensão.

O segundo dia do encontro foi marcado pela palestra sobre gestão da qualidade na Vale, conduzida pela engenheira Rejane Silva, em uma atividade promovida pela empresa júnior do curso, a Ágil Engenharia Jr.

                                                   

Na sequência, foi realizada a roda de conversa “Carreira em Engenharia de Produção: o que nossos egressos têm a dizer?”, mediada pelo Núcleo Maranhense de Estudantes de Engenharia de Produção (NUMAEENP). O momento reuniu os profissionais e ex-alunos Thiago Castro (Vale), Gabriel Lucena (Alumar), Thomas Wang (Sukai Culinária Oriental) e Saulo Couto (Safra), fortalecendo o diálogo entre formação acadêmica e atuação profissional.

Encerrando o evento, foram anunciados os três melhores trabalhos premiados, reconhecendo o mérito científico e o empenho dos estudantes, com base na avaliação de uma Comissão Científica formada por professores do curso. Em primeiro lugar, foi premiado o trabalho “Ergonomia e saúde ocupacional no setor logístico: o caso dos trabalhadores de um centro de distribuição”; em segundo lugar, o trabalho “Modelos de pesquisa operacional aplicados à logística do gás natural no Maranhão”; e, em terceiro lugar, “Priorização de estratégias de manutenção em um equipamento de alta temperatura via análise multicritério”.

                                   

A realização do EAEP 2025 contou com o apoio da Comissão Organizadora, formada por professores do Departamento de Engenharia de Produção (DEPRO) e estudantes do curso, além do apoio fundamental das empresas parceiras Metalma Inox & Cia, Saldanha Comércio e Serviços Ltda, Apolo Extintores, Mayara Serra – Arquitetura, Construção e Design, Casa de Sucos Mix, Sukai Culinária Oriental e Carreira Engenheiro, que contribuíram diretamente para a realização da programação.

Informações fornecidas pela Coordenação EAEP 2025



Últimas Postagens