Curso de Química do Campus Caxias realiza III Seminário de Práticas Curriculares
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 5 de dezembro de 2025
Na manhã do dia 3 de dezembro, o Curso de Química da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Campus Caxias, promoveu o III Seminário de Práticas Curriculares, realizado em um dos pavilhões do campus. Com o tema “Integração Social e Ambiental: desafios contemporâneos para a saúde, educação e igualdade”, o evento foi organizado pela professora Dra. Quesia Guedes e pelos alunos da disciplina Prática Curricular.
A atividade contou com a participação de estudantes do 8º ano do Colégio Municipal Antônio Rodrigues Bayma, de Caxias, que visitaram os estandes temáticos desenvolvidos pelos universitários. Os temas apresentados abordaram questões como sustentabilidade, inclusão, plantas medicinais, reciclagem e cuidados socioambientais.
O professor Miguel Ferreira, docente de Ciências da escola convidada, destacou a relevância da experiência para seus alunos: “Hoje estamos visitando a Uema colaborando com o projeto da professora Quesia Guedes, em que os alunos conhecem estandes com temas como sustentabilidade e inclusão. Isso agrega ao ensino e aprendizagem, dando um ‘upgrade’ no encerramento do ano. As atividades foram pensadas para que eles possam trabalhar esses temas nos próximos anos, como plantas medicinais e inclusão. A reciclagem, em especial, é muito importante para nosso currículo de aprendizagem.”
Os estudantes também avaliaram positivamente a visita. O aluno Pedro Dias ressaltou o aprendizado proporcionado: “Achei as apresentações ótimas. Vimos temas como combate ao desmatamento, respeito às leis ambientais e o perigo das drogas. É sempre bom aprendermos coisas novas e diferentes.”
A aluna Bianca Vitória também comentou sua experiência: “Gostei do tema da reciclagem, do quebra-cabeça e das plantas medicinais. Também gostei muito da forma como fomos recebidos pela Uema.”
Para a professora Quesia Guedes, o seminário reforça o compromisso da universidade com a comunidade escolar: “É fundamental levar os trabalhos desenvolvidos na universidade para além dos muros da instituição, promovendo diálogo e troca de saberes com a comunidade.”
O III Seminário de Práticas Curriculares consolidou-se, assim, como um espaço de integração entre universidade e escola, estimulando o interesse científico e a formação cidadã dos estudantes da rede básica.
Por: Assessoria de Comunicação da Uema/Informações Emanuel Pereira Campus Caxias



