Doutorando e professora da Uema integram projeto aprovado no 6º Concurso CIEQV – Investigação Científica Multidisciplinar


Por em 9 de dezembro de 2025



A Universidade Estadual do Maranhão, por meio do Programa de Doutorado em Ensino (PPGEN/RENOEN) e do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (CECEN), passou a integrar a equipe da pesquisa “Educação Superior e Inteligência Artificial: Determinantes da Aceitação Docente a partir do Modelo UTAUT2”, aprovada e classificada em segundo lugar no 6º Concurso CIEQV – Investigação Científica Multidisciplinar.

O resultado foi divulgado dia 3 de dezembro, durante a VI Jornada Científica Multidisciplinar do CIEQV, realizada no Portalegre Polytechnic University, em Portugal.

O projeto reúne investigadores de Portugal, Angola e Brasil, fortalecendo a internacionalização e a cooperação acadêmica da Uema em redes científicas globais.

A participação brasileira ocorre por meio do doutorando Rafael Mattos, orientado pelas professoras Marisa Correia e Raquel Santos, da Escola Superior de Educação do Santarém Polytechnic University (Portugal), e pela Profa. Dra. Ana Lúcia Cunha Duarte, do Departamento de Educação da Uema.

O estudo irá analisar fatores que influenciam a aceitação e o uso de Inteligência Artificial por docentes do ensino superior, contribuindo para políticas formativas e estratégias institucionais baseadas em inovação, ética e qualidade de vida acadêmica. “Agradeço à Capes e à Universidade Estadual do Maranhão pela oportunidade de realizar esta mobilidade. Fui muito bem acolhido pelo departamento e pelo centro de investigação, o que facilitou minha integração com os professores do Instituto Politécnico de Santarém. Essa experiência permitiu que eu participasse de discussões e estudos que vão além da minha pesquisa de doutorado”, disse.

Rafael também destacou outras atividades acadêmicas realizadas durante o intercâmbio: “Tive a oportunidade de participar de várias atividades, incluindo uma imersão na Universidade da Extremadura, em Cáceres, Espanha, a convite dos professores Jesús Ochoa e Rubén González, acompanhando os professores Bento Cavadas e Nelson Maestrinho”.

Sobre o apoio recebido no Brasil e em Portugal, o doutorando acrescentou: “Agradeço às minhas orientadoras no Brasil, Ana Lúcia Cunha Duarte, e em Portugal, Marisa Correia e Raquel Santos, pela confiança e pelo apoio contínuo durante este processo de formação e investigação”.

Ele enfatizou ainda o impacto da aprovação do projeto: “A aprovação no VI Concurso CIEQV foi especialmente significativa, pois fortalece a aproximação entre pesquisadores de Portugal e Angola com o Maranhão e amplia as possibilidades de colaboração entre as instituições”.

A Profa. Dra. Marisa Correia destacou a relevância da participação da UEMA no centro de investigação. “A presença do doutorando Rafael Mattos no Life Quality Research Centre (CIEQV), integrado na linha temática Education Science – Quality Education, tem sido particularmente relevante para aprofundar a cooperação científica entre o Politécnico de Santarém e a UEMA. O seu envolvimento favorece um diálogo académico consistente e a construção conjunta de conhecimento. Este projeto representa o que desejamos com a internacionalização: investigação partilhada, redes fortes e ciência de qualidade”, frisou.

Já a Profa. Dra. Ana Lúcia Cunha Duarte ressaltou a importância do doutorado sanduíche para o fortalecimento institucional. “A mobilidade acadêmica promovida pela UEMA permite a presença do doutorando Rafael Mattos no Life Quality Research Centre (CIEQV). Políticas como esta possibilitam intercâmbios relevantes com instituições estrangeiras, como o Politécnico de Santarém, ampliando a cooperação e o desenvolvimento científico entre Portugal e o Maranhão”, pontuou.

Por: Paula Lima/PPG



Últimas Postagens