I Simpósio de História Indígena de Brejo realizado por alunos do Programa Ensinar destaca a Emergência Étnica e fortalece diálogo com povos originários


Por em 10 de dezembro de 2025



Alunos de Ciências Sociais do Polo de Brejo, do Programa Ensinar, realizaram, no dia 7 de dezembro, o I Simpósio de História Indígena de Brejo, que trouxe como tema central “Emergência Étnica”. A atividade integrou a disciplina Antropologia Indígena, ministrada pelo Prof. Me. Arthur Pinto.

O evento teve como principal objetivo refletir sobre a história dos povos indígenas de Brejo e da região do Baixo Parnaíba Maranhense, com ênfase no processo de retomada e reorganização identitária do povo indígena Anapuru-Muypurá, que atua na cidade em defesa de seu território, memória e ancestralidade.

O simpósio se destacou pelo forte envolvimento dos estudantes. O corpo discente participou desde a concepção do evento até a produção das atividades, incluindo a escolha e curadoria das pessoas convidadas para compartilhar suas experiências e perspectivas.

Para o professor Arthur Pinto, iniciativas como essa ampliam a compreensão crítica dos alunos e fortalecem vínculos com a comunidade. “A produção de um evento como o Simpósio de História Indígena coloca os alunos numa posição de aprendizado junto à comunidade e aos povos originários. Também os aproxima dos anseios políticos e epistemológicos desses agentes. Isso desloca o local da produção do conhecimento, mostrando que a sala de aula é apenas um desses espaços, e que a rua, os movimentos sociais, a comunidade e a partilha de suas perspectivas também são formas legítimas e necessárias de produzir saber”, disse ele.

O I Simpósio de História Indígena de Brejo marca um passo significativo na formação dos futuros profissionais das Ciências Sociais.

Por: Paula Lima/Programa Ensinar



Últimas Postagens