IV Simpósio Agenda 2030 e ODS debate caminhos para cidades sustentáveis em São Luís


Por em 12 de dezembro de 2025



A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio de sua Assessoria Especializada na Articulação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS/Uema), realizou nos dias 26 e 27 de novembro, o IV Simpósio Agenda 2030 e os ODS, com o tema “Cidades em Transição”. O evento, promovido em parceria com a Proexae, o Uemanet e o Curso de Arquitetura e Urbanismo, reuniu especialistas, estudantes e representantes de diversos setores para discutir o futuro sustentável das cidades, com foco especial em São Luís.

A palestra de abertura abordou o tema “Cidades Responsivas”, conectando-se diretamente aos ODS relacionados à educação, igualdade, cidades sustentáveis, consumo responsável e ação climática.

Com o objetivo de promover um debate interdisciplinar sobre os desafios contemporâneos das cidades, como desigualdade, crise climática, transição energética e vulnerabilidade social; o simpósio proporcionou um espaço de diálogo entre academia, governo, setor privado e sociedade civil. Profissionais das áreas de urbanismo, arquitetura, paisagismo, meio ambiente, saúde pública, agronomia e biologia, além de estudantes, pesquisadores, ativistas e lideranças comunitárias participaram das atividades.

Realizado em formato híbrido, com transmissões online e atividades presenciais no auditório do Curso de Arquitetura e Urbanismo, no Centro Histórico de São Luís, com cerca de 400 inscritos e mais de 200 visualizações pelo Youtube, o evento contou com palestras e mesas-redondas sobre temas centrais para a sustentabilidade urbana.

 

Entre as pautas debatidas estiveram:

· Cidades em transformação e sustentabilidade urbana;

· Arborização Urbana como Estratégia de Sustentabilidade e Adaptação Climática;

· Planejamento da paisagem e as cidades em transição;

· Sustentabilidade e eficiência energética na escala do edifício e da cidade;

· Águas na paisagem e inovação;

· Mobilidade urbana sustentável.

 

 

Incentivo à pesquisa e à produção de conhecimento:

O simpósio também abriu chamada para submissão de resumos expandidos, recebidos até 26 de outubro, que serão publicados nos anais oficiais do evento, prevista para 2026.

Como parte da programação, foram exibidos os vídeos-defesa de pesquisas submetidas ao evento. Os trabalhos englobaram investigações acadêmicas, revisões sistemáticas, meta-análises, relatos de experiências e estudos relacionados a ensino, pesquisa, extensão, gestão e inovação; todos articulados aos ODS 4, 6, 7, 9, 10, 11, 12, 13, 15 e 17.

A apresentação pública desses vídeos, disponível na plataforma Eventos Uemanet, contribuiu para democratizar o conhecimento e dar visibilidade a iniciativas que podem inspirar políticas e práticas socioambientalmente responsáveis.

O IV Simpósio destaca o papel estratégico da universidade na articulação de diferentes setores da sociedade para refletir e construir cidades mais justas, verdes e resilientes, adequadas aos desafios climáticos e sociais do século XXI.

 

_
Por: Assessoria de Comunicação – Ascom/Uema



Últimas Postagens