Mestrando em Letras da Uema lança livro de poesias em Portugal
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 12 de dezembro de 2025

O mestrando em Letras da Universidade Estadual do Maranhão, Natanael Vieira, lançou em Coimbra, Portugal, seu mais novo livro de poesias, intitulado “Antes que o poema acabe”.
A obra, que marca o quarto livro publicado pelo escritor, reúne uma coletânea de poemas que transitam por temas como memória, pertencimento, identidade e os silêncios que atravessam a experiência humana.
Com uma escrita sensível e marcada por confissões, Natanael dá continuidade a uma trajetória literária construída ao longo de mais de uma década. O lançamento em Portugal reafirma sua presença na literatura contemporânea e amplia o alcance de sua produção poética.
Em suas palavras, o autor destaca a dimensão afetiva e identitária desse momento: “Como estudante, escritor, professor e pesquisador, sinto-me profundamente feliz em publicar um livro de poemas em Coimbra, Portugal, pois esse gesto reafirma a minha presença na literatura contemporânea e marca uma trajetória que atravessa de 2013 a 2025, período em que venho atuando de forma constante nos escritos que produzo, sob um viés de confissões e desabafos. Assim, aproximo-me também da perspectiva da escrevivência, como conceitua Conceição Evaristo, porque escrevo sobre minhas dores, meus medos e a maneira como enxergo a vida. Fazer isso me completa, me fortalece e eterniza a minha história como pessoa e como escritor”.
“Antes que o poema acabe” celebra a potência da escrita de Natanael Vieira e sua trajetória literária que agora ecoa também em território português.
Por: Paula Lima/PPG