Mostra Pedagógica valoriza Saberes e Identidades Afro-Brasileiras no Polo São Raimundo das Mangabeiras


Por em 12 de dezembro de 2025



A turma de Pedagogia do Polo São Raimundo das Mangabeiras, do Programa Ensinar, promoveu, nos dias 06 e 07 de dezembro, a Mostra Pedagógica: Saberes e Identidades Afro-Brasileiras, momento que marcou o encerramento da disciplina História e Cultura Afro-Brasileira, ministrada pelo Prof. Me. Adriano Ferreira Neto.

O evento teve como propósito aprofundar a compreensão crítica sobre as contribuições históricas, sociais, culturais e educacionais dos povos africanos e afrodescendentes, fortalecendo práticas pedagógicas antirracistas e valorizando a diversidade étnico-racial no ambiente escolar. A iniciativa dialoga diretamente com a Lei 10.639/2003, reafirmando o compromisso da Uema em formar professores conscientes, sensíveis e preparados para atuar de forma inclusiva.

Ao longo da disciplina, os estudantes foram envolvidos em atividades práticas, reflexivas e participativas, como rodas de conversa, debates sobre identidade e relações étnico-raciais, análises de textos e filmes, além da produção de trabalhos culturais previstos no Plano de Curso da Uema. A proposta buscou estimular o protagonismo discente, criando um ambiente acolhedor, crítico e colaborativo no qual cada estudante pôde reconhecer-se como sujeito ativo do processo formativo.

Para o professor Adriano, o encerramento representa mais do que a conclusão de um conteúdo. “Encerrar esta disciplina é mais do que concluir um conteúdo; é reafirmar um compromisso. Trabalhar História e Cultura Afro-Brasileira significa reconhecer a força da ancestralidade, valorizar identidades e preparar futuros professores para uma prática pedagógica verdadeiramente inclusiva e antirracista. Fico muito feliz em ver o envolvimento, a sensibilidade e a criatividade de cada estudante. Que essa experiência ecoe na prática docente de vocês e transforme vidas, assim como transformou este processo formativo”, disse.

A Coordenadora do Polo, Suely Dutra, destacou a relevância do momento e o engajamento coletivo. “É uma alegria acompanhar o encerramento de uma disciplina tão significativa como História e Cultura Afro-Brasileira. Este momento evidencia o compromisso dos nossos estudantes com uma formação sensível, crítica e alinhada aos princípios da igualdade racial e da valorização da diversidade. Parabenizo a turma pelo empenho e agradeço ao professor pela dedicação e pelo cuidado com cada etapa do processo formativo. As turmas de Letras e Matemática foram convidadas a participar da Mostra Pedagógica, pois acreditamos que a integração entre os cursos amplia o engajamento, fortalece vínculos e favorece a construção de conhecimentos compartilhados. Que experiências como esta continuem reafirmando a identidade do nosso polo e fortalecendo nosso compromisso com uma educação verdadeiramente transformadora”, frisou.

O aprendizado vivido na disciplina também refletiu profundamente na experiência dos alunos. Para a estudante Mayla Rery Arruda, o processo foi marcante e identitário: “Para mim, participar desta disciplina foi um momento de reencontro com minha própria história. Como mulher negra, estudar a trajetória, a cultura e a resistência do nosso povo fortalece minha identidade e me dá ainda mais orgulho daquilo que sou. Esse aprendizado me inspira a levar para a sala de aula práticas que valorizem nossas raízes e rompam com qualquer forma de preconceito. Foi uma experiência transformadora, que reforça meu lugar, minha voz e meu pertencimento”.

A Mostra Pedagógica destacou-se como um espaço de valorização da cultura afro-brasileira e de construção de saberes, reunindo produções acadêmicas e reflexões desenvolvidas ao longo da disciplina. A atividade evidenciou o engajamento dos estudantes e a importância de práticas formativas que dialoguem com a diversidade e com a realidade das escolas maranhenses.

Por: Paula Lima/Programa Ensinar

Fotos: Danyelle Azevedo



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