Uema realiza I Mini Festival de Curtas “Janelas para a Linguística Aplicada ao Ensino”


Por em 4 de dezembro de 2025



                                 

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) promoveu, nos dias 2 e 3 de dezembro, o Janelas para a Linguística Aplicada ao Ensino: I Mini Festival de Curtas, um evento que uniu criatividade, formação pedagógica e pesquisa acadêmica. Realizado no Laboratório de Metodologias Ativas, no prédio do Cecen, o festival apresentou os curtas-metragens produzidos pelos estudantes das duas turmas da disciplina Linguística Aplicada ao Texto, ministrada pela Dra. Mayalu Moreira Felix, docente do departamento de Letras.

O evento marcou o encerramento do semestre letivo 2025.2 e reuniu alunos do curso de Pedagogia que, ao longo do período, estudaram as relações entre linguística e práticas pedagógicas, com foco especial na Sociolinguística Educacional.

                               

Os vídeos apresentados correspondem ao trabalho final da disciplina e desenvolvidos visando transformar conceitos linguísticos em propostas reais para o ensino de língua materna e para práticas de alfabetização.

Segundo a professora Mayalu Felix, a ideia do festival surgiu para incentivar o protagonismo estudantil: “A proposta era que os alunos não apenas compreendessem a teoria, mas a vivenciassem na criação de materiais educativos. O formato de festival torna o processo mais dinâmico, colaborativo e significativo.”

Os curtas abordaram temas como variação linguística, práticas de letramento, estratégias didáticas, inclusão linguística e o papel da linguagem na formação de identidades. As produções foram avaliadas por um júri composto por professores de diferentes licenciaturas, que analisaram critérios como clareza teórica, criatividade, aplicabilidade pedagógica e qualidade técnica.

                               

O Mini Festival se consolidou como um espaço de reflexão e troca entre futuros pedagogos, reforçando o uso de recursos audiovisuais como ferramentas pedagógicas. A iniciativa também estimulou a integração entre tecnologia, linguagem e práticas educacionais, uma demanda cada vez mais presente nos contextos escolares.

Durante as duas noites de exibição, os participantes puderam compartilhar impressões sobre os vídeos, discutir estratégias de ensino e analisar como os conceitos linguísticos podem contribuir para uma alfabetização mais consciente e inclusiva.

Ao adotar um formato inspirado em festivais culturais, o evento trouxe inovação ao ambiente acadêmico e reforçou a importância da criatividade no processo formativo. 

Por: Karla Álmeida



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