Uema realiza XI Café Internacional e fortalece ações de internacionalização da universidade


Por em 9 de dezembro de 2025



                                     

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio da Superintendência de Relações Internacionais (SRI), realizou, na tarde da última sexta-feira (05), a 11ª edição do Café Internacional, evento cujo objetivo é fortalecer e ampliar as ações de internacionalização da instituição, promovendo o diálogo com a comunidade acadêmica e o público.

O evento aconteceu no prédio do Centro Caixeiral, reunindo gestores, professores, pesquisadores e estudantes em uma programação marcada por debates, palestras e mesas-redondas sobre experiências internacionais, cooperação acadêmica e perspectivas estudantis. Os participantes receberam certificação pela participação.

                                 

A programação da tarde iniciou às 14h com a solenidade de abertura, seguida da mesa “Experiências Exitosas de Internacionalização na Uema”, que contou com a participação dos pró-reitores Marcelo Cheche (PPG) e Ilka Serra (Proexae), abordando ações desenvolvidas na pós-graduação e na extensão universitária. Em seguida, foi realizada a mesa “Internacionalização na Prática: O Olhar dos Estudantes”, com os relatos de três alunos que realizaram mobilidade: Ana Luiza Luz, Pedro Jovino (mobilidade em Parma, pela GCUB) e Matheus Lima (África do Sul, por meio do Edital 001 da SRI).

Encerrando as atividades da tarde, aconteceu a mesa “Estudos Sobre a China: Internacionalização e Cooperação Acadêmica”, com a participação dos professores orientadores do Núcleo de Estudos Sinológicos da Uema (NIES), que destacaram a importância dos estudos sobre a China no cenário global atual. 

                             

Além da programação da tarde, o XI Café Internacional teve início ainda pela manhã com a Sessão Internacional, que contou com apresentações de trabalhos em línguas estrangeiras. Ao todo, foram recebidos 52 trabalhos, distribuídos em sete salas temáticas. Pela primeira vez, além do inglês, também houve apresentações em língua espanhola, ampliando ainda mais o caráter internacional do evento.

Para o superintendente de Relações Internacionais da Uema, Silas Nogueira de Melo, a 11ª edição do Café Internacional foi marcada por resultados extremamente positivos. “Tivemos uma tarde muito proveitosa, com uma programação inclusiva, debates com pró-reitores de pesquisa e extensão sobre casos de sucesso de internacionalização e, também, a oportunidade de ouvir alunos da graduação e da pós-graduação que realizaram mobilidade acadêmica em outros continentes, como África, América do Sul e Europa. Finalizamos com uma mesa sobre estudos da China, temática que vem ganhando cada vez mais proeminência na instituição. Foi um evento maravilhoso, de troca de experiências, networking e construção de novas oportunidades”, destacou.

                             

Segundo o superintendente, o Café Internacional já se consolidou como um evento tradicional da Uema no campo da internacionalização. “Tivemos também a presença do nosso reitor, que sempre nos apoia, e o trabalho dedicado de toda a equipe da SRI. Esperamos realizar, no próximo ano, a 12ª edição com o mesmo êxito”, completou.

O XI Café Internacional demonstra a importância da internacionalização no ensino superior, ao promover oportunidades de cooperação científica, intercâmbio acadêmico e aproximação da comunidade universitária com práticas e experiências globais.

Por: Karla Álmeida

Fotos: Luis Paulo



Últimas Postagens