“ProfiTec em Movimento” fortalece diálogo com estudantes durante itinerância pedagógica nos campi


Por em 26 de janeiro de 2026



 

           

Com o objetivo de acompanhar de perto o desenvolvimento das atividades acadêmicas e administrativas e fortalecer o diálogo com a comunidade acadêmica, o Programa de Formação Profissional Tecnológica (ProfiTec), da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), realizou, nos dias 24 e 25 de janeiro, ações do projeto ProfiTec em Movimento em diversos campi da instituição.

A iniciativa consiste em uma itinerância pedagógica, por meio da qual equipes do programa visitam os polos do ProfiTec para realizar uma escuta ativa junto a estudantes e professores, além da aplicação de formulários de avaliação voltados à melhoria contínua das ações do programa.

Nesse fim de semana, as equipes estiveram nos campi de Itapecuru Mirim, Coroatá, Zé Doca, Bacabal e Santa Inês.

De acordo com o coordenador geral do ProfiTec, Lúcio Campos, a itinerância é uma ação estratégica para assegurar a qualidade da formação ofertada. “Estamos visitando, este final de semana, os campi de Itapecuru, Coroatá, Zé Doca, Bacabal e Santa Inês. Estamos conversando com os alunos, com os professores, ouvindo as suas dores, suas sugestões. A itinerância pedagógica é um momento essencial para que possamos ouvir os estudantes, para que possamos melhorar o desenvolvimento dos cursos e do programa, que é marca Uema de qualidade”, destacou.

Para a assistente pedagógica do ProfiTec, Sara Martins, a proposta da ação vai além da avaliação formal.

“O motivo desse acompanhamento é poder garantir o esclarecimento das dúvidas dos alunos por meio da escuta ativa, o que permitirá que exista um maior vínculo entre a coordenação geral, a coordenação pedagógica, professores e alunos”, disse.

A iniciativa também foi bem recebida pelos estudantes. Para Matheus Tavares, aluno do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Campus Coroatá, a aproximação com a gestão do programa é fundamental. “Eu acho muito proveitoso, muito válido ter essa aproximação entre a gestão e os alunos. Eu espero que, com as nossas demandas e nossas impressões sobre o curso, que é muito novo agora, a tendência seja sempre melhorar e que, no final, a gente consiga ter um bom resultado na nossa formação profissional”, afirmou.

 

Por Débora Souza

 



Últimas Postagens