Revista de Letras da Uema Campus Caxias alcança conceito A4 na avaliação da Capes


Por em 21 de janeiro de 2026



A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio dos cursos de Letras do Campus Caxias, teve a nota da Revista de Letras Juçara atualizada para o conceito A4 no Qualis da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), referente ao quadriênio 2021–2024, consolidando o periódico entre as revistas de excelência acadêmica.

A avaliação do Qualis é um dos principais indicadores da qualidade da produção científica no país, sendo fundamental para pesquisadores, programas de pós-graduação e instituições de ensino superior, ao orientar a divulgação e o impacto das pesquisas desenvolvidas.

Com a nova classificação, a Juçara passa do nível B2 para o A4 e se destaca como a única revista do Campus Caxias bem avaliada nas duas últimas avaliações da Capes, ampliando sua visibilidade nacional e internacional nas áreas de Linguística e Literatura.

Segundo os editores-chefes, Emanoel César Pires de Assis e Solange Santana Guimarães Morais, o resultado reflete o trabalho coletivo iniciado em 2017, com o apoio da editora de seção Lígia Vanessa Penha Oliveira e a contribuição de pesquisadores do Brasil e do exterior.

A elevação do conceito está associada ao cumprimento de metas de internacionalização, impacto acadêmico e rigor editorial. A revista mantém submissões em fluxo contínuo e por dossiês temáticos, assegurando a exclusividade e o ineditismo dos textos publicados.

Com publicação semestral, a Revista de Letras Juçara reafirma o compromisso da Uema com a ética acadêmica, o diálogo interdisciplinar nas Ciências Humanas e a democratização do conhecimento científico para a sociedade.

Por: Ascom/Uema, com informações do Campus Caxias



Últimas Postagens